Selo Procel assegura que os eletrodomésticos são os mais eficientes do mercado

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 03/12/2015 às 14:27
Selo-Procel-235 FOTO:

celpe

Imagem de consumidora olhando eletrodomésticos em loja (Foto: Hélia Scheppa / Acervo JC Imagem) Instituído pela Eletrobrás, o selo Procel tem como objetivo indicar os equipamentos com os melhores níveis de eficiência energética no mercado (Foto: Hélia Scheppa / Acervo JC Imagem)

Você já conhece o Selo Procel de Economia Energia? Se não conhece, é tempo de se atualizar sobre essa etiqueta etiqueta vermelha com uma lâmpada metade amarela e metade preta estampada em um smile, com os seguintes dizeres: ‘Este produto consome menos energia’. Instituído em 1993 pela Eletrobrás, o selo Procel tem como objetivo orientar os consumidores sobre os equipamentos com os melhores níveis de eficiência energética no mercado.

Leia também:

» Celpe investe em ação itinerante que promove qualidade de vida nas comunidades

» Iluminação do quarto do bebê na dose certa proporciona sono tranquilo e ambiente acolhedor

"O Selo Procel é a primeira dica quando se trata de eficiência energética, principalmente para as residências. São ferramentas que ajudam o consumidor a comprar um equipamento que proporcione mais eficiência energética. Essas ferramentas existem para assegurar que o cliente esteja comprando o produto mais eficiente do mercado e o consumidor tem que usufruir", ressalta o engenheiro de eficiência energética da Celpe (Companhia Energética de Pernambuco) Thiago Figueiredo.

» Saiba mais sobre Energia Consciente

Por isso, fique atento na hora da compra. Congeladores, lavadoras, televisores, condicionadores de ar e micro-ondas são alguns dos equipamentos contemplados pelo Selo Procel de Economia de Energia. Adquirir apenas produtos com essa etiquetagem pode poupar prejuízos no fim do mês. "Se expor ao consumo mais elevado de um equipamento sem o Selo Procel, quer dizer que o equipamento vai desempenhar a mesma função consumindo mais energia. Os equipamentos com o selo não são tão mais caros que os demais da categoria, por isso, o investimento maior que se faz, se tira na redução do consumo de luz", alerta Figueiredo.

Se ainda tem alguma dúvida sobre o Procel, a dica da Celpe é conferir todas as informações sobre o programa da Eletrobrás no site oficial (www.procelinfo.com.br). E, se por acaso não encontrar o equipamento desejado com a etiquetagem Procel, a recomendação é adquirir um eletrodoméstico com a etiqueta A do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), que indica os melhores produtos quando o assunto é eficiência energética.