Problemas financeiros podem desencadear doenças emocionais

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 23/11/2015 às 18:01
triste-235 FOTO:

Imagem de homem triste (Foto: Photl.com) Manter o equilíbrio em momentos de instabilidade financeira passou a ser um grande desafio. Procurar não perder o controle ao enfrentar doenças emocionais é a dica dos especialistas (Foto: Photl.com)

Demissões em massa e cortes no orçamento doméstico fazem parte do cenário de crise generalizada que afetam não apenas as contas bancárias. Muitas vezes, além de prejudicar o lado profissional, a instabilidade financeira afeta o lado emocional. É nessa hora que o bem-estar e as relações sociais do ser humano são comprometidas. Manter o equilíbrio em momentos difíceis passou a ser um grande desafio.

Leia também:

» Crise financeira pode mudar nossa forma de enxergar e superar desafios, diz psicólogo

Ansiedade, depressão, perturbações no sono e distúrbios alimentares são alguns dos sintomas que podem ser desencadeados por problemas financeiros. A busca incessante por informações, irritação, pavor e o abuso de bebidas alcoólicas e outras drogas são outros comportamentos que podem acometer as pessoas durante estes períodos de instabilidade.

Nesses casos, o aconselhável é procurar o acompanhamento de um profissional. "No atual cenário econômico do país é comum o atendimento de pessoas com um alto grau de estresse, ansiedade e baixa autoestima. Assumir o controle da realidade nos mantém ativos e com o olhar mais aberto para as novas mudanças", ressalta a psicóloga Silvia Cerqueira, do Hapvida Saúde.