Cansaço nas pernas e nos pés? Confira dicas de especialista para aliviar a fadiga

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 23/11/2015 às 17:00
pernas-235 FOTO:

Imagem de pernas (Foto: Free Images) Ter cuidado na escolha dos calçados e fazer massagem pode aliviar o cansaço nas pernas e nos pés (Foto: Free Images)

Com a rotina corrida, os afazeres do cotidiano e a falta de tempo para descansar (literalmente), é comum chegar ao fim do dia com os típicos sintomas da exaustão. O cansaço nas pernas é uma das características mais comuns e dolorosas no aspescto físico. Mas sabia que há algumas maneiras simples de aliviar da fadiga? Confira algumas dicas do professor de fisioterapia Leonardo Bisso, da Faculdade Estácio:

1. Eleve as pernas por 20 minutos

"Elevar as pernas por 20 minutos para que os pés fiquem mais altos que o coração ajuda na circulação e alivia o cansaço dos membros inferiores", explica o especialista.

2. Cuidado na escolha dos calçados

"Muita gente pensa que as rasteirinhas são as melhores sandálias para andar por não terem salto. Mas, na verdade, o calçado mais indicado deveria ter um salto de mais ou menos 4cm. Essa altura já auxilia na postura e no conforto", ressalta.

3. Use palmilha ou calcanheira

Palminhas e calcanheiras de silicone ajudam a proteger os pés, evitando impacto direto com o piso.

4. Massagem nas pernas e nos pés

"Massagens nos pés e nas pernas também podem melhorar a circulação sanguínea, melhora a oxigenação da pele e ajuda a relaxar depois de um dia cansativo", comenta Bisso.

5. Pratique atividades físicas

"Realizar uma atividade física frequentemente também ajuda a prevenir o estresse e as dores musculares, além disso, melhora a oxigenação do corpo e o condicionamento físico", conclui o fisioterapeuta.