Sob supervisão dos pais, crianças podem participar de corrida contra câncer infantojuvenil

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 20/11/2015 às 12:04
criança correndo FOTO:

Corrida tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de diagnosticar precocemente o câncer na infância e adolescência Corrida tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de diagnosticar precocemente o câncer na infância e adolescência

No dia 28 de novembro, o Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer de Pernambuco (GAC-PE) promove a 3ª Corrida Contra o Câncer Infantojuvenil. Uma das categorias será voltada para o público infantil, com o objetivo de estimular a prática da corrida lúdica entre garotos e garotas e conscientizar a população sobre a importância de diagnosticar precocemente a doença, já que atualmente o câncer é a primeira causa de morte por doença na faixa-etária de 1 a 19 anos no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva (Inca).

Leia também: 

>> Prevenção do câncer infantojuvenil ganha reforço com projeto pioneiro de telessaúde

>> Crianças com câncer levam mais de 100 dias para ser diagnosticadas, diz estudo

Crianças entre 6 e 12 anos poderão participar da prova pela segunda vez, percorrendo 500 metros. Segundo o educador físico Deco Nonato, da Corpore Sano Running, parceira na organização da corrida, crianças de qualquer faixa etária podem correr, desde que de forma lúdica, voluntária e dentro do seu limite de resistência. A competição pela competição não deve ser estimulada nessa faixa etária. “Correr e participar de atividades como a corrida do GAC-PE servem para a criança se divertir e aprender que, no dia a dia, a gente pode perder ou ganhar e o que vale é cumprir o percurso, concluir o desafio”, ressalta Nonato.

Os pais que deixarem seus filhos os acompanharem nas corridas do dia a dia devem priorizar as crianças (e não, o treino) e levar em consideração outros fatores, como horário da prática (até às 9h e depois das 16h), ter dormido e se alimentado bem; usar roupas leves e que não atrapalhem o movimento (camisas com proteção UV são recomendadas), boné e tênis; beber água antes, durante e depois da corrida. “É preciso oferecer constantemente água para hidratar a criança. Quando ela estiver sentindo sede, já estará começando o processo de desidratação”, recomenda o educador físico.

Depois da corrida, é indicado que a criança reponha as energias ingerindo alimentos saudáveis, sucos e água de coco. Isotônicos não são recomendados para essa faixa etária porque não são produtos naturais. Não há restrições em número de vezes que a criança deva praticar a corrida durante a semana, mas, como qualquer atividade física para essa faixa etária, deve ser feita com supervisão dos pais e orientação de profissionais qualificados.

Saiba mais

A 3ª Corrida Contra o Câncer Infantojuvenil está com inscrições estão abertas até o dia 24. A prova faz parte do projeto Fique Atento: pode ser câncer!, desenvolvido pelo GAC e que também vem capacitando profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Recife (projeto piloto) no diagnóstico precoce da doença. A expectativa é que a corrida atraia mais corredores do que o ano passado, quando o número de participantes chegou a quase mil. Ao final da competição, serão divulgados os primeiros resultados do Fique Atento.

A 3ª Corrida Contra o Câncer Infantojuvenil terá partida da Avenida Rio Branco e chegada ao mesmo local, nas proximidades do Marco Zero, no Bairro do Recife. A concentração será às 16h, com largada prevista para as 16h30. A corrida terá trajetos de 5 km e 10 km para os corredores; 2,5 quilômetros para quem quiser realizar caminhada e, pela segunda vez, contará com uma categoria infantil: 500 metros para crianças entre 6 e 12 anos.

As inscrições custam R$ 50 (5 km e 10km para corrida e 2,5km para caminhada); R$ 25 (500m para crianças) e podem ser feitas até dia 24/11 também no Paço Alfândega, na Hi Academia (Conselheiro Aguiar e Graças) e no GAC-PE. A cada dois adultos inscritos simultaneamente, a inscrição da criança será gratuita.

Sobre câncer infantojuvenil

Entre os tipos de câncer mais comuns nas crianças e adolescentes, estão a leucemia, os linfomas, os tumores do sistema nervoso central, o neuroblastoma, o retinoblastoma e o osteossarcoma. Com o diagnóstico precoce dos pacientes, há cerca de 70% de chance de cura e possibilidade de uma boa qualidade de vida após o tratamento. A descoberta geralmente é tardia porque a doença apresenta sintomas diferentes dos apresentados pelos adultos e podem ser confundidos com outros problemas de saúde comuns nessa faixa etária.

Entre os sinais de alerta para o câncer infantojuvenil, estão febre persistente de origem indeterminada, dor de cabeça pela manhã, dor óssea, dor abdominal, suor noturno excessivo, reflexo esbranquiçado nos olhos (olho de gato), sangramentos em diferentes locais do corpo (pele, gengivas, narinas, ao redor dos olhos ou na urina), aumento dos gânglios (localizados no pescoço, axilas, peito, abdômen e virilha), palidez acentuada, aumento do tamanho do abdômen e perda significativa de peso em um curto período de tempo, entre outros.

Serviço:

3ª Corrida Contra o Câncer Infantojuvenil do GAC-PE

Percurso: Largada e chegada - Av. Rio Branco, Bairro do Recife

Dia e hora: 28 de novembro, 16h

Prazo de inscrição: Até 24/11

Inscrições: www.corre10.com.br, Paço Alfândega, Hi Academia (Conselheiro Aguiar e Graças) e no GAC-PE.

Informações: 81 3423-7633