Profissionais da rede de saúde do Recife participam de encontro sobre diabetes

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 19/11/2015 às 19:42
encontro-diabetes-235 FOTO:

Imagem de encontro sobre diabetes (Foto: Inaldo Lins / PCR) Capacitação teve o objetivo de atualizar os servidores em relação às novidades no tratamento e na prevenção do diabetes (Foto: Inaldo Lins / PCR)

Cerca de 100 profissionais da Atenção Básica da Secretaria de Saúde do Recife participaram nesta quinta-feira (19) de uma atualização em manejo clínico do Diabetes. A capacitação teve o objetivo de atualizar os servidores em relação às novidades no tratamento e na prevenção da doença, além instruir os profissionais sobre os serviços oferecidos pela rede municipal de saúde.

Leia também:

» Dia Mundial da Diabetes: pacientes pernambucanos reclamam da falta da insulina Lantus

» Livro traz receitas e ensina como alimentação é aliada no tratamento da diabetes

» Confira cinco cuidados simples que ajudam a manter a diabetes sob controle

» Mitos em relação a diabetes tipo 2 atrapalham a adesão ao tratamento

» Diabetes: Cirurgia bariátrica é procedimento mais eficaz para controlar tipo 2 da doença

Na programação, palestra da médica endocrinologista do Centro Médico Ermírio de Moraes (CMEM) Isis Soares sobre o diagnóstico do diabetes na Atenção Básica; tratamento e cuidados com os pacientes que têm maiores riscos – como obesos, sedentários, pessoas com histórico de diabetes gestacional ou que fazem uso de medicamentos hiperglicemiantes.

"A gente sabe que o diabetes é hoje um grande problema de saúde pública, não somente no Brasil, mas mundial, então é extremamente importante o diagnóstico precoce, o acompanhamento adequado e que o paciente esteja consciente da necessidade de colaborar", destacou Eliane Germano, secretária executiva de Atenção à Saúde.

Outro ponto destacado na atualização foi sobre a atenção interdisciplinar do paciente diabético. "É de extrema importância que o usuário tenha uma rotina controlada. Os hábitos alimentares e os exercícios físicos são indispensáveis e devem fazer parte do dia-a-dia", explicou o diretor médico do CMEM, Silvio Paffer.

Assistência

Segundo a Política de Doenças Crônicas Não Transmissíveis da Secretaria de Saúde do Recife, a cidade conta com 269 Equipes de Saúde da Família para diagnosticar e cuidar dos pacientes e, em caso de necessidade, encaminhar para unidades de maior complexidade, como as policlínicas que estão distribuídas nos distritos sanitários.