Rotavírus é um dos principais causadores de diarreia aguda em crianças

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 16/11/2015 às 16:30
crianca-235 FOTO:

Imagem de menina deitada na cama (Foto: Photl.com) Sintomas da diarreia podem variar de mais leves, com fezes amolecidas, náuseas e vômitos, até quadros mais graves, com vômitos intensos e outros sintomas (Foto: Photl.com)

Sabia que a diarreia é uma das doenças mais comuns entre as crianças? O motivo da afecção nos pequenos envolvem diferentes causas, sendo as infecciosas - causadas por vírus, bactérias e parasitas - as principais. Um dos agentes virais mais corriqueiramente associados aos episódios de diarreia aguda é o Rotavírus, vírus adquirido por via fecal-oral, ou seja, transmitido por meio da ingestão de água ou alimentos contaminados ou pelo contato direto entre pessoas, utensílios ou brinquedos infectados.

Leia também:

» Estudo confirma participação infantil nas internações por diarreias

» Falta de informação sobre diarreia infantil é um fator preocupante; confira cuidados

Os sintomas dessa virose podem variar de mais leves, no qual a criança apresenta apenas fezes amolecidas com poucas náuseas e/ou vômitos, até quadros mais graves com vômitos intensos e grande número de evacuações. "A consequência mais temida da diarreia por rotavírus é a desidratação, que nas crianças pode ocorrer muito rapidamente. Quanto menor a criança mais vulnerável ela é à doença", explica Talita Poli Biason, gerente médica da unidade MIP do Aché Laboratórios Farmacêuticos.

Por isso, é importante ficar atento aos sintomas da doença, já que o período de incubação da infecção pelo rotavírus varia entre um a três dias. As manifestações clínicas não são específicas (podem ser causados por outros vírus também) e a confirmação diagnóstica é feita pela realização de exame para detectar a presença do agente infeccioso nas fezes. "A pesquisa do rotavírus nas fezes ajuda a elucidar o diagnóstico, mas não é obrigatória. A avaliação clínica cuidadosa é o mais importante", explica a especialista.

Segundo a médica, o tratamento da doença é baseado na reposição de líquidos e eletrólitos perdido nas evacuações, através da hidratação (preferencialmente por via oral. Outra recomendação da Organização Mundial de saúde (OMS) e do Ministério da Saúde para manejo da diarreia é a suplementação de zinco. "O zinco auxilia na regeneração da mucosa intestinal e pode diminuir a duração da diarreia de diversas causas, incluindo o rotavírus. A suplementação com zinco, segundo a OMS deve ser mantida por 10 a 14 dias, na quantidade orientada pelo pediatra para a faixa etária da criança”, conclui.