Livro retrata relações de amor entre cachorros e humanos

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 16/11/2015 às 15:20
cachorro-humano-235 FOTO:

Imagem de cachorro com mulher (Foto: Free Images) Viver o Amor aos Cães, da fotógrafa Ana Regina Nogueira, aborda a experiência pioneira de voluntários que transformaram um matadouro de animais em um canil (Foto ilustrativa: Free Images)

Um relato das relações de amor entre cachorros e humanos. É dessa temática que trata o livro Viver o Amor aos Cães, assinado pela fotógrafa e ativista mineira Ana Regina Nogueira. A obra aborda a experiência pioneira de um grupo de voluntários que transformaram um matadouro de animais, antes destinado ao abate de suínos e bovinos e, às vezes, até de cães, em um canil.

O livro reúne registros em textos e imagens feitos por Ana Regina sobre o Parque São Francisco de Assis, sede do projeto de acolhimento realizado pela Sociedade Lavrense de Proteção aos Animais, em Minas Gerais. Viver o Amor aos Cães é dividido em duas partes. A primeira, intitulada A Serviço do Amor, conta com 14 capítulos sobre a riqueza da vida existente no parque. A segunda apresenta 42 histórias reais sobre amor, transformação e cura proporcionada pela relação entre humanos e animais. Ao todo, são cerca de 200 fotos ilustrativas. "O livro ainda traz entrevistas, dicas de adoção e algumas receitinhas vegetarianas, já que todos nós da associação somos vegetarianos", conta a autora, que abriu mão dos direitos autorais em benefício do projeto. De toda a renda arrecada com a venda dos livros, 40% será destinada para a associação.

livro-600

Ana, que atua como voluntária no Parque São Francisco de Assis, explica que em 2010 a Sociedade Lavrense de Proteção aos Animais conseguiu, em parceria com a prefeitura de Lavras, uma concessão da área. "Assim, transferimos o nosso canil, que estava em um terreno particular, para o local. Hoje, o parque conta com enfermarias e ambientes para cada tipo de necessidade dos animais, como banho e tosa, por exemplo. Ainda temos cozinha e sala de cirurgia. É um pouco dessa rotina que o livro apresenta", revela. A ideia de documentar a experiência pioneira foi sugerida à fotógrafa pelo filósofo José Trigueirinho Netto, autor espiritualista de 78 livros.

Sobre a autora

Natural de Belo Horizonte (MG), Ana Regina Nogueira tem 50 anos de carreira como fotógrafa. Já participou de exposições em importantes galerias do Brasil, dos Estados Unidos e da Europa. Também é autora dos livros fotográficos O homossexual visto por entendidos (1997), L’Esprit et le Corps, publicado em Paris, na França (1983), Momentos de Minas (1984), Médicos e Curandeiros (1984) e A Imagem do Corpo Nu (1986).