Estudo indica relação do óleo de café verde e redução do peso

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 12/11/2015 às 14:40
cafe-verde-235 FOTO:

Imagem de grãos de café verde (Foto: Free Images) Estudo aponto que o óleo de café verde revelou que a ingestão do produto ocasionou a perda de peso em ratos (Foto: Free Images)

Da Agência USP de Notícias

Um estudo da Faculdade de Zootecnia de Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP (Universidade de São Paulo), em Pirassununga, QUE analisou a toxicidade do óleo de café verde ao organismo revelou que a ingestão do produto ocasionou a perda de peso em ratos. Segundo os pesquisadores, existe a possibilidade do uso de óleo verde como fitoterápico para a redução de peso também em pessoas.

"O nosso trabalho levantou informações sobre o óleo de café verde, no entanto ainda são necessários mais estudos para comprovar a viabilidade da aplicação do óleo em medicamentos, cosméticos e alimentos funcionais", ressalta a enfermeira Naila Albertina de Oliveira, autora da dissertação de mestrado Análise da concentração de bioativos e avaliação da toxicidade aguda in vivo dos diterpenos cafestol e caveol presentes nos grãos de café verdes obtidos por extração supercrítica e por extração com fluido pressurizado - com orientação da professorada Alessandra Lopes de Oliveira e foi apresentada este ano à FZEA.

Foram feitos dois testes de dosagem com os animais. No primeiro, eles receberam uma dose única de 2.000 mg/kg (miligramas de óleo de café verde por quilo de peso dos animais) e acompanhamento por 14 dias das reações. “Notou-se uma redução significativa do consumo de ração dos animais”, afirma o professor Heidge Fukumasu, do Laboratório de Oncologia Comparada e Translacional da FZEA, que assessorou os experimentos em animais.

No segundo teste, durante 28 dias, três diferentes grupos de ratos receberam as dosagens de 25 mg/kg, 50 mg/kg e 75 mg/kg. Os três grupos receberam ração na mesma quantidade do grupo controle — animais que não ingeriram o óleo de café. “Verificamos que quanto maior a dose do óleo de café verde, maior foi a perda de peso dos animais em relação àqueles que não ingeriram a substância”, conta Naila."Também houve de redução dos níveis de glicose e triglicérides séricos. Estes efeitos são muito interessantes e compatíveis com os efeitos benéficos descritos para componentes do café", acrescenta Fukumasu.

Naila destaca que na literatura científica há relatos que evidenciam o consumo de café com a regulagem do peso corporal. "Entretanto, esses estudos relacionavam a redução ou manutenção do peso com a cafeína, e na nossa pesquisa aplicamos óleo de café com baixa dosagem da cafeína, ou seja, ela teve pouca influência nos resultados".

Confira a matéria completa no site da Agência USP de Notícias.