Recife promove ações educativas para marcar o Dia Mundial da Diabetes

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 11/11/2015 às 11:26
diabetes destaque FOTO:

A melhoria do controle glicêmico tem demonstrado reduzir o aparecimento e a progressão de complicações da diabetes (Foto: Free Images) A melhoria do controle glicêmico tem demonstrado reduzir o aparecimento e a progressão de complicações da diabetes (Foto: Free Images)

Em alusão ao Dia Mundial da Diabetes (14/11), a Secretaria de Saúde do Recife vai promove ações para lembrar os cuidados de prevenção e de controle da doença. As atividades acontecem nesta quinta-feira (12/11), na sexta-feira (13/11) e também no dia 19 deste mês. Na rede municipal de saúde, atualmente estão cadastradas 29.687 pessoas com diabetes tipo 2, versão que responde por 90% dos casos da doença e está ligado a hábitos de vida pouco saudáveis.

Leia também:

>> Confira cinco cuidados simples que ajudam a manter a diabetes sob controle

>> Metade das pessoas com diabetes tipo 2 relata ter receio de perda da visão, diz pesquisa

Nesta quinta-feira (12), no Edifício Sede da Prefeitura do Recife, servidores poderão fazer aferição de pressão, teste de glicose e tirar medidas antropométricas. A ação vai acontecer das 8h30 às 11h30 e contará com o auxílio de profissionais do Centro Médico Ermírio de Moraes.

Na sexta-feira (13), entre as 6h30 e as 9h30, professores de Educação Física do Programa Academia da Cidade vão realizar um aulão, no Parque 13 de Maio, área central da cidade. Serviços como aferição de pressão e teste de glicemia também serão oferecidos. A população também receberá materiais educativos com informações sobre prevenção da doença.

A atividade da quinta-feira (19), que acontecerá no Auditório Capiba, das 13h30 às 15h30, terá como público-alvo os profissionais da Atenção Básica da Rede. Eles vão participar da Oficina de Reciclagem de Diabetes Mellitus e os Fluxos de Tratamento do Paciente Diabético na Cidade do Recife.

Segundo a Política de Doenças Crônicas Não Transmissíveis da Secretaria de Saúde do Recife, a cidade conta com 269 Equipes de Saúde da Família para diagnosticar e cuidar dos pacientes e, em caso de necessidade, encaminhar para unidades de maior complexidade, como as policlínicas que estão distribuídas nos distritos sanitários.