Dia do Zumbido: Fonoaudiólogos oferecem atendimento gratuito à população

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 10/11/2015 às 10:27
audição-destaque FOTO:

Uso de fones de ouvido podem causar estragos à audição, dependendo da intensidade em que se escute o som (Foto: Free Images) Uso de fones de ouvido podem causar estragos à audição, dependendo da intensidade em que se escute o som (Foto: Free Images)

Os Departamentos de Fonoaudiologia da Fundação de Ensino Superior de Olinda (Funeso), da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em parceria com o Conselho Regional de Fonoaudiologia 4ª Região (Crefono 4), prepararam uma programação especial para marcar o Dia do Zumbido, nesta quarta-feira (11). As instituições oferecem atendimento gratuito à população sobre prevenção da surdez e zumbido. As orientações serão realizadas no Centro de Apoio a Pacientes com Perda Auditiva e Zumbido (Cappaz), no bairro do Rosarinho, Zona Norte do Recife, das 8h às 16h.

Leia também:

>> Sensação auditiva desagradável? Pode ser zumbido. Saiba como combater o problema

>> Não deixe o zumbido tirar o seu sono

Segundo pesquisas, os zumbidos atingem os ouvidos de pelo menos 28 milhões de brasileiros e aproximadamente 4% em estado grave. Pelos cálculos da Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 278 milhões de pessoas no mundo sofrem desse sintoma. A origem mais comum para o zumbido é o barulho, mas o problema pode ser sinal de doenças como diabetes e hipertensão. Nos casos mais graves, o zumbido pode interferir no sono e na concentração, o que causa geralmente ansiedade ou até mesmo depressão.

As causas dos zumbidos podem ser divididas em dois grandes grupos: zumbido gerado pelo próprio sistema auditivo e zumbido gerado pelo sistema para-auditivo. Fazem parte do primeiro grupo as causas de origem otológicas (infecções nos ouvidos e perda auditiva), cardiovasculares, metabólicas (diabetes), neurológicas (neurinoma do acústico) e odontológicas (disfunções da articulação da mandíbula). Para o segundo grupo, estão incluídas as neoplasias vasculares, malformações arteriovenosas e contrações musculares entre outras.

Um estudo realizado no Brasil, do qual participaram 170 jovens de 11 a 17 anos, 54% declararam sentir zumbido. Outra estatística: de cada cinco pessoas com zumbido, quatro não dão grande importância a ele, o que pode agravar o quadro e tornar o problema permanente.

De acordo com uma pesquisa realizada em dois colégios da cidade de São Paulo divulgada pela Sociedade Brasileira de Otologia (SBO), quase 80% dos jovens brasileiros ouvem músicas nos fones de ouvido em um volume superior ao limite considerado seguro para a audição.

Na pesquisa, foi medido o volume do som nos fones de ouvido de 68 estudantes com idades entre 11 e 18 anos. Após a medição, foi constatado que 79,4% dos participantes ouviam música em um volume maior que 85 decibéis – nível considerado limite para não ocorrer lesões auditivas. O limite máximo permitido é de 85 decibéis, mas os aparelhos eletrônicos de som chegam a atingir 110 dB.

Cuide da sua audição

O uso de fones de ouvido podem causar estragos à audição, dependendo da intensidade em que se escute. Sons intensos podem lesionar as células sensoriais da audição e provocar zumbido ou perda auditiva permanente.

Dicas para proteger sua audição

- Limite o volume do som, cerca 2/3 do volume máximo

- Procure não ouvir som por mais de 60 minutos de forma contínua

- Tire vantagem dos equipamentos que limitem o som

- Não durma ouvindo música

- Use os dois fones pois, o que faz diminuir consideravelmente o ruído de fundo e ajuda a manter o volume mais baixo

Se após o uso do equipamento eletrônico, você tiver sensação de som abafado, dificuldades de entender a fala, de localizar a origem do som e de entender diálogos em ambientes com ruído, procure ajuda.

Serviço:

Ação: Dia do Zumbido - Orientações à população

Data: Quarta-feira (11 de novembro)

Horário: 8h às 16h

Local: Centro de Apoio a Pacientes com Perda Auditiva e Zumbido - Rua General Artur Oscar, 113, Rosarinho, Recife/PE

Fones: 81 3040-7740 ou 81 3083-5550