Amigos da visão: confira alimentos que ajudam a manter a saúde dos olhos

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 09/11/2015 às 16:30
olhos-claros-235 FOTO:

Imagem de pessoa com olhos claros (Foto: Divulgação) Cortar alguns alimentos pode ajudar a prevenir e combater diversas doenças oculares (Foto: Divulgação)

Sabia que uma alimentação saudável e balanceada também faz bem aos olhos? Isso mesmo! Evitar, por exemplo, carboidratos, gordura trans, carne vermelha, embutidos, sal e açúcar pode retardar e até evitar doenças oculares que, muitas vezes, causam a perda parcial ou total da visão. Outros alimentos auxiliam a enxergar melhor, como os ricos em vitaminas e antioxidantes. Confira as dicas da oftalmologista Ana Lúcia Arcoverde, do Hospital de Olhos de Pernambuco (Hope):

Leia também:

» Nove coisas que devemos saber sobre a visão e a saúde dos olhos

» Pacientes com diabetes devem ter cuidado redobrado com a visão, alerta especialista

» Tremor palpebral pode estar associado a estresse e olho seco

» Problemas oculares podem acontecer durante a gestação, alerta oftalmologista

Antioxidantes

Imagem de espinafre (Foto: Free Images)

Os antioxidantes diminuem os danos causados pelos radicais livres, regulam o brilho, melhoram o contraste e aumentam o alcance visual. São encontrados nas folhas e verduras de tonalidade verde escuro, como espinafre, brócolis e couve. Por conter luteína e zeaxantina, também evitam doenças como a DMRI (Degeneração Macular Relacionada à Idade) e catarata. Os antioxidantes também impedem a progressão de doenças já instaladas, a exemplo do glaucoma.

Vitamina A

Imagem de cenouras (Foto: Free Images)

A Vitamina A faz especialmente bem à retina, responsável pela formação da imagem. Ela é encontrada em comidas como a cenoura e as demais de cor alaranjada, que possuem o antioxidante natural betacaroteno, uma forma indireta de se obter Vitamina A.

Zinco

Imagem de nozes (Foto: Free Images)

O zinco previne danos celulares e a perda gradual da visão. Ele pode ser encontrado em alimentos como nozes, castanhas, frango e ovo, que também é rico em luteína, zeaxantina.

Ômega-3 e 6

Imagem de salmão (Foto: Free Images)

São encontradas em peixes, como o salmão, atum, truta, anchovas e a cavala (alimentos que também possuem vitaminas A, B6, B12, C, D e E, assim como minerais). Por também terem ácido graxo, auxiliam na prevenção da Síndrome do Olho Seco, que é a falta da produção de lágrima.