Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele: Recife terá 5 postos de atendimento

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 06/11/2015 às 19:11
praia-235 FOTO:

Imagem de três mulheres na praia (Foto: Free Images) Exposição ao sol de forma inadequada pode trazer inúmeros prejuízos à saúde, além de ser um dos principais fatores responsáveis pelo câncer de pele (Foto: Free Images)

Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) indicam que devem ser registrados este ano 140 mil novos casos de câncer de pele no Brasil. Para lançar o alerta à população, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove neste sábado (7) o Dia C, Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele. Em Pernambuco, serão cinco pontos de atendimento. As ações no Estado contarão com uma equipe de 30 médicos, das 9h às 15h.

Leia também:

» Técnicas de cirurgia plástica atenuam cicatrizes deixadas pelo câncer de pele

Segundo a dermatologista Virgínia Batista, coordenadora da ação na regional pernambucana da SBD, os postos de atendimento serão nos seguintes lugares: Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), Ceder/Santa Casa de Misericórdia, Hospital das Clínicas (HC), Hospital Otávio de Freitas e Imip (Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira). Os casos de câncer de pele diagnosticados serão tratados nos ambulatórios de dermatologia das unidades listadas.

Dia-Nacional-Combate-Cancer-Pele-641                                                                                   Infográfico: Malu Silveira / NE10

Nos postos de atendimento, o paciente será submetido a exames clínicos e se for diagnosticado com câncer de pele será encaminhado para tratar a doença. Os dermatologistas usarão lupas e dermatoscópio, instrumento que aumenta a chance de diagnóstico do melanoma para 95%. Quem for a um desses postos também poderá participar de palestras informativas, além de receber folders com dados sobre a doença e proteção solar.

Neste ano, pacientes de risco é o foco da campanha da SBD. A exposição ao sol de forma inadequada pode trazer inúmeros prejuízos à saúde, além de ser um dos principais fatores responsáveis pelo câncer de pele, tipo da doença com maior incidência no Brasil. Além disso, outras características podem aumentar a probabilidade da doença. São elas: idosos, albinos, pessoas com olhos claros e/ou cabelos claros, pessoas com pele muito clara (que costumam ficar com vermelhidão e nunca bronzeiam), pintas pelo corpo, sardas na face e/ou ombros, indivíduos que possuem pinta que muda de cor e/ou feridas que não cicatrizam, aqueles que já sofreram queimaduras pelo sol, quem tem histórico de câncer de pele na família e pacientes que já tiveram câncer de pele.

Iniciativa

O Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele é realizado pela SBD há 16 anos. Desde que foi implantada, em 1999, a campanha atingiu 518.737 pessoas. Em 2009, a SBD recebeu a certificação do Guinness World of Records por ter promovido, em 5 de dezembro daquele ano, a maior campanha médica do mundo realizada em um único dia e a maior campanha mundial de prevenção ao câncer da pele, com mais de 34 mil atendimentos em diferentes regiões do Brasil. "Essa ação que estamos promovendo nessa data é importante para transmitirmos informações à população sobre educação em exposição solar e

prevenção de doenças sérias como o câncer de pele, que representa o tipo de câncer mais comum no Brasil", afirma a presidente da SBD/Regional Pernambuco, Mariana Andrade Lima.

Para saber qual o atendimento mais próximo de você é só ligar para o 0800.701.3197 ou 0800.707.7343 (é preciso ter o CEP em mãos para saber qual o posto de atendimento mais perto de casa). A lista dos dos postos também está disponível no site da SBD nacional e da regional Pernambuco.

Calculadora

A Sociedade Brasileira de Dermatologia disponibiliza gratuitamente em seu site uma Calculadora de risco para câncer de pele. Nesta ferramenta, os usuários respondem um questionário desenvolvido por especialistas da SBD e recebem informações sobre as chances de virem a desenvolver a doença no futuro. Vale lembrar que a calculadora possui apenas caráter informativo. Os dados obtidos a partir da ferramenta não constituem diagnósticos e não substituem, em nenhuma hipótese, a consulta a um dermatologista.