Confira cinco mitos que prejudicam a adesão às vacinas

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 06/11/2015 às 10:21
vacinaHPV - destaque FOTO:

Imagem de vacina (Foto: Photl.com) É comprovado por estudos científicos que a aplicação simultânea de vacinas não prejudica o sistema imunológico (Foto: Photl.com)

A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) acaba de criar o portal SBIm Família (familia.sbim.org.br) para facilitar o acesso à informação confiável sobre as vacinas. Nele, é possível conhecer mitos, sintomas das doenças imunopreveníveis, formas de transmissão, bem como consultar um glossário com conceitos da área e calendários vacinais, entre outras opções. ?Tudo é apresentado com uma linguagem bem simples.?

Leia também:

>> Aplicativo auxilia a deixar carteira de vacinação da criança atualizada

>> Casos suspeitos de difteria em Pernambuco alertam para importância da vacinação

>> Pais devem estar atentos à vacinação preventiva contra doenças respiratórias

Confira abaixo cinco mitos que causam medo e prejudicam a adesão às vacinas.

1. Mercúrio presente em vacinas causa autismo

Falso. É cientificamente comprovado que a concentração de mercúrio no timerosal (conservante de algumas vacinas) é baixa e não traz risco à saúde.

2. Receber mais de uma vacina ao mesmo tempo sobrecarrega o sistema imunológico

Falso. Além de segura, a prática é incentivada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pois reduz a necessidade de deslocamentos até os locais de vacinação. A estratégia torna mais simples manter a carteira de vacinação em dia e, consequentemente, ajuda a aumentar as coberturas vacinais.

3. Gestantes não podem se vacinar

Equívoco. Vacinas inativadas como a da gripe, da hepatite B e a tríplice ?bacteriana (difteria, tétano e coqueluche) são importantes para a proteção das grávidas, do feto e do bebê após o nascimento. Outras vacinas inativadas também podem ser recomendadas pelo médico, de acordo com as características da paciente. Já as vacinas atenuadas (febre amarela, tríplice viral, varicela, herpes zóster) em geral estão contraindicadas. É importante lembrar que a gestante deve consultar o obstetra antes de se vacinar.

4. Mulheres que estão amamentando não podem ser vacinadas

Pelo contrário, a vacinação evita que a mãe transmita de eventuais vírus ou bactérias ao bebê. A única não recomendada antes de a criança completar seis meses de vida é a da febre amarela, exceto para mulheres que vivem em áreas de risco. Mulheres que amamentam também devem consultar o médico antes de se vacinar.

5. Vacinas causam esclerose múltipla

Falso. A esclerose múltipla é uma doença do sistema nervoso central caracterizada pela destruição da membrana que protege os neurônios. Segundo o Center for Disease Control (CDC), não há evidências científicas que comprovem a relação entre a vacinação e o desenvolvimento dessa doença.

Confira vídeo da SBIm que esclarece sobre a importância das vacinas: