Médico Cláudio Lacerda relata em livro marco de mil transplantes de fígado no Nordeste

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 31/10/2015 às 11:14
Medico-Claudio-Lacerda-235 FOTO:

Imagem do médico Cláudio Lacerda (Foto: Divulgação) O médico Cláudio Lacerda é chefe da Unidade de Transplante de Fígado de Pernambuco (Foto: Divulgação)

O médico Cláudio Lacerda, chefe da Unidade de Transplante de Fígado (UTF) de Pernambuco e diretor da Faculdade de Medicina da Uninassau, lancará no dia 9 de novembro o livro Acorde o governador, que relata, através de crônicas, o marco de mil transplantes de fígado realizados em quase duas décadas de estudos e cirurgias no Estado. O lançamento da obra será na Livraria Cultura do RioMar Shopping, no bairro do Pina, Zona Norte do Recife, a partir das 19h.

Imagem do livro Acorde o Governador, do médico Cláudio Lacerda (Imagem: Divulgação) Livro relata, por meio de crônicas, histórias de pacientes que passaram por transplante de fígado em Pernambuco (Imagem: Divulgação)

O prefácio tem a assinatura do diretor e cineasta Guel Arraes e a colaboração do publicitário Nivaldo Brayner. "Este livro é uma espécie de fechamento de um ciclo. Quando anunciamos que iríamos desenvolver o programa em Pernambuco, um dos pioneiros do Brasil, muitas pessoas disseram que seria uma utopia, uma aventura e nós estamos fechando agora mil transplantes. É disso que trata o livro, uma história baseada em várias histórias", relata o cirurgião.

O primeiro transplante de fígado realizado no Hospital Oswaldo Cruz, em Santo Amaro, na área central da capital pernambucana, foi realizado em 16 de agosto de 1999. A paciente, Maria da Conceição Soares, é de Natal, no Rio Grande do Norte. A cirurgia durou 12 horas. Atualmente, a UTF é considerada a segunda mais importante do país. Recebe pacientes de todos os estados, sobretudo do Norte e Nordeste, com idades que variam entre cinco meses e 74 anos. Paralelamente a este desenvolvimento, foi criada em 2003 a Associação Pernambucana de apoio aos Doentes de Fígado (APAF).

Essa iniciativa busca acolher os pacientes da lista de espera por um transplante de fígado que passam pelos mais variados tipos de dificuldades. Com o fortalecimento da associação, em 2012 foi inaugurada a Casa de Acolhimento, em frente ao Hospital Oswaldo Cruz. Ela oferece assistência integral multiprofissional de maneira gratuita, antes e depois do transplante. Com a venda dos livros, toda a renda será revertida para a APAF.