Proteste constata que fumaça de 5 marcas de incenso contém substâncias cancerígenas

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 30/10/2015 às 19:57
incenso-235 FOTO:

Imagem de dois incensos queimando (Foto: Photl.com) Cinco marcas de incensos foram testadas e todas exalaram substâncias altamente tóxicas na fumaça. Em níveis acima do permitido, podem causar câncer (Foto: Photl.com)

A Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) testou cinco marcas de incensos e constatou que os produtos exalam substâncias altamente tóxicas na fumaça. Todas as marcas analisadas emitiram benzeno e formaldeído acima dos níveis considerados seguros e por isso muito prejudiciais a saúde. Em quantidade acima do permitido, podem causar, entre outras doenças, problemas respiratórios e, o pior, vários tipos de câncer.

Além dos incensos, foram testadas cinco marcas de velas perfumadas e outras cinco de óleos essenciais. Entre as velas perfumadas, apenas duas mostraram resultados seguros. Já no quesito óleos essenciais, todas as marcas avaliadas apresentaram resultados dentro dos níveis de segurança.

Para o teste, foi feita uma análise da rotulagem e simulação de uso em ambiente parecido com uma sala de estar, com a medição da concentração das principais substâncias nocivas emitidas pela queima desses produtos. Os resultados das análises foram encaminhados para a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), com requerimento de fiscalização e mudança da categorização dos produtos.

A Proteste também pediu providências ao Ministério Público Federal (MPF) já que, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, qualquer produto colocado no mercado de consumo não pode representar riscos à saúde ou à segurança do consumidor.

Leia a matéria completa, com dados sobre as marcas avaliadas, no site da Proteste.