Exercícios e perda de peso aumentam chances de gravidez em mulheres com síndrome dos ovários policísticos

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 24/10/2015 às 13:00
exercicio-bicicleta-mulher-235 FOTO:

Imagem de mulher em bicicleta (Foto: Free Images) Pesquisa apontou que atividades físicas e perda de peso são mais efetivos para aumentar chance de gravidez em mulheres com Síndrome dos ovários policísticos (Foto: Free Images)

Um estudo realizado na Faculdade de Medicina da Pensilvânia, nos Estados Unidos, constatou que mulheres que convivem com a síndrome dos ovários policísticos (SOP) que praticavam exercícios regularmente apresentaram maior taxa de gravidez quando comparadas às pacientes sedentárias. Segundo Richard Legro, autor do levantamento (feito com 150 mulheres), os resultados sugerem que atividades físicas e perda de peso são mais efetivos ainda do que apenas regular a ovulação fazendo uso de pílulas anticoncepcionais antes de tentar engravidar.

A Síndrome dos Ovários Policísticos atinge entre 5% e 10% das mulheres em idade reprodutiva e pode afetar os ciclos menstruais, contribuir para o ganho de peso e a infertilidade. "Vale ressaltar que 46% das pacientes com SOP apresentam síndrome metabólica – que é caracterizada pelo aumento dos triglicerídeos, aumento da pressão arterial, intolerância à glicose e obesidade central. Por isso mesmo é que buscamos tratar a obesidade quase sempre que tratamos os ovários policísticos. Quando a paciente consegue perder 10% do peso corporal, normalmente reduz a concentração de insulina, regulariza o ciclo menstrual e a ovulação, além de melhorar a fertilidade da paciente", ressalta Assumpto Iaconelli Junior, diretor do Fertility Medical Group - unidade São Paulo.

Além de incentivadas à modificação do estilo de vida para diminuir os sintomas da síndrome, pacientes que estão enfrentando dificuldade para engravidar por causa da doença costumam ser tratadas com agentes sensibilizadores de insulina. Esses medicamentos aumentam a resposta endógena à insulina, reduzindo a necessidade de produção e restaurando os níveis normais de insulinemia – o que melhora o padrão ovulatório e aumenta a resposta em tratamentos de baixa complexidade. O especialista afirma que em determinadas situações a paciente também é submetida a uma suplementação com vitaminas do complexo B, a fim de reduzir os riscos de infertilidade por falta de ovulação. "Por isso mesmo, além de combater o sedentarismo e perder peso através de uma dieta saudável e balanceada, recomendamos a indução de ovulação e aplicação de técnicas de baixa complexidade para quem quer engravidar. A fertilização in vitro é indicada tão somente nos casos em que esses recursos falharam", explica.

Iaconelli alerta que além do tratamento da paciente com SOP ou síndrome metabólica, é importante que o especialista lance um olhar mais abrangente para o estilo de vida do casal, checando seus hábitos alimentares, se praticam alguma atividade física, e o quanto de estresse está presente na vida familiar e profissional. "Pacientes com índice de massa corporal igual ou superior a 30 são normalmente encaminhados para uma nutricionista especializada. O objetivo é que a dieta de perda de peso possa não só melhorar os índices gerais de saúde dos pacientes, mas também contribuir para aumentar a fertilidade do casal. Estudos mostram que pessoas que reduziram o consumo de massas, doces, frituras, carnes vermelhas e bebidas alcoólicas durante o tratamento de fertilização assistida duplicaram suas chances de engravidar. Um IMC saudável varia entre 19 e 25", finaliza o especialista.