Tremor palpebral pode estar associado a estresse e olho seco

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 23/10/2015 às 15:15
Olhos-235 FOTO:

Imagem de olhos de uma mulher (Foto: Divulgação) Espasmos involuntários da musculatura, conhecidos como tremor palpebral, é mais comum do que a gente pensa e está associado, principalmente, ao estresse (Foto: Divulgação)

Você já teve ou ouviu falar do tremor palpebral? Esses espasmos involuntários da musculatura palpebral é muito mais comum do que a gente pensa e pode estar associado, principalmente, ao estresse. As contrações podem durar alguns segundos, dias e até meses. "Além de causado pelo estresse, pode estar ligado à fadiga, cansaço visual e olho seco", alerta o oftalmologista Pedro Leonardo, do Hospital de Olhos de Pernambuco (Hope).

Leia também:

» Síndrome do olho seco afeta mais mulheres do que homens. Saiba como evitar e tratar a doença

Quando os problemas são evitados, na maioria das vezes o tremor some espontaneamente. Mas é importante ficar atento à mudança de alguns hábitos. "Quando estiver lendo, é sempre bom dar uma paradinha para descansar. Lembrar também de lubrificar bem os olhos e piscar, já que hoje em dia é muito comum ficarmos em frente a computadores, tablets e smartphones, que causam tensão muscular, além do ar-condicionado", explica o especialista.

Se o tremor é esporádico, não há necessidade de tratamento. Basta combater o estresse, melhorar a almientação, dormir melhor para evitar a fadiga e não deixar de consultar periodicamente um oftalmologista para verificar o grau dos óculos. No caso de olho seco, é necessário o acompanhamento de especialistas para tratamento do distúrbio. Já em casos onde os espasmos involuntários da pálpebra atrapalham o cotidiano do paciente, especialistas indicam a aplicação de botox.