Caminhada contra o câncer de mama chama atenção para diagnóstico precoce da doença

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 21/10/2015 às 14:23
corrida destaque FOTO:

Corridas e caminhadas ajudam a despertar na população a consciência coletiva para o diagnóstico precoce do câncer de mama (Foto: Tato Rocha/JC Imagem) Corridas e caminhadas ajudam a despertar na população a consciência coletiva para o diagnóstico precoce do câncer de mama (Foto: Tato Rocha/JC Imagem)

A Secretaria de Saúde do Recife promove, nesta quinta-feira (22), às 17h, uma caminhada para chamar atenção sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Os participantes sairão do Polo Cavouco, do Programa Academia da Cidade, no bairro da Caxangá, Zona Oeste do Recife, e seguirão até a Rua Nossa Senhora da Saúde, no Cordeiro, e voltam para o ponto de partida.

Leia também: 

>> Câncer de mama: reconstrução mamária eleva autoestima e aumenta chances de recuperação

>> Câncer de mama: Abrace o Outubro Rosa e seja um multiplicador desta causa

>> Diagnóstico precoce do câncer de mama salva vidas

Antes da caminhada, profissionais da Academia da Cidade farão alongamento com o público. Quem fizer o percurso também receberá panfletos informativos sobre saúde da mulher e participará de uma roda de conversa sobre o tema.

Fazer com que a linha de mortalidade por câncer de mama decline no mundo é a principal meta do Outubro Rosa, que sensibiliza a sociedade sobre o diagnóstico precoce da doença. O melhor caminho para se detectar o tumor o quanto antes passa pelos exames de rotina, o que inclui ultrassonografia das mamas, mamografia e, em alguns casos, ressonância magnética.

O autoexame (toque dos seios feito pela mulher) continua a ter validade para conhecimento corporal, mas não reduz mortes por câncer de mama.

A meta é descobrir o tumor nas fases iniciais, quando ele ainda está com menos de um centímetro. Nesse tamanho, é impalpável. Por isso, o autoexame não é uma arma isolada de detecção precoce da doença. A mamografia é o padrão ouro para o rastreamento do tumor.