Tomiko Born vem ao Recife para ministrar palestra sobre cuidados com idosos em ILPI

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 14/10/2015 às 11:05
Tomiko Born destaque FOTO:

Tomiko Born é considerada referência nacional ao propor o termo Instituição de Longa Permanência para Idosos (Foto: Divulgação) Tomiko Born é considerada referência nacional por propor o termo instituição de longa permanência para idosos (Foto: Divulgação)

Neste sábado (17), o Lar Aconchego, instituição de longa permanência para idosos (ILPI) no bairro de Barra de Jangada, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, traz a assistente social Tomiko Born, renomada especialista em gerontologia, para ministrar palestra durante a 6ª edição da Jornada Pernambucana de Geriatria e Gerontologia, conhecida como Geronto Recife. O evento começa na sexta (16) e termina no sábado (17), no Centro de Convenções do Recife Praia Hotel, no bairro do Pina, Zona Sul do Recife.

Leia também:

>> Oito em cada dez idosos precisam de ajuda para realizar tarefas, diz IBGE

>> Cerca de 20% dos idosos recifenses relatam ter sofrido violência em casa, diz pesquisa

>> Repertório da vida sexual dos idosos contempla cumplicidade, carícias e desejo

A palestra, inspirada no tema Ética e cuidados com a pessoa idosa em ILPI, é promovida pelo Lar Aconchego, em parceria com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia/Seção Pernambuco (SBGG/PE). Tomiko Born foi professora do curso de Gerontologia Social do Instituto Sedes Sapientiae, primeiro curso de Gerontologia do Brasil, e coordenou a elaboração do Manual para Cuidadores de Idosos em ILPIs. É defensora de uma Política Nacional de Cuidados de Longo Prazo, que inclua ILPI. Trabalhou também no Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento (Olhe) e é considerada referência nacional por propor o termo Instituição de Longa Permanência para Idosos.

Durante o Geronto Recife, haverá ainda o Lançamento da Liga de Geriatria e Gerontologia de Pernambuco (Lagerp). No evento, o Lar Aconchego estará com um estande que traz informações sobre a instituição.

Na ocasião, também será lançado o 1º Fórum Pernambucano sobre ILPI, que acontecerá em março de 2016, em Fernando de Noronha. Entre os convidados, está o especialista Alexandre Kalache, pesquisador brasileiro que dirigiu o Departamento de Envelhecimento e Curso de Vida da Organização Mundial de Saúde (OMS), e representantes da geriatria e gerontologia de Pernambuco, que ministrarão palestras sobre temas relacionados a ILPIs . As inscrições serão iniciadas no Geronto Recife.

Mais informações sobre a palestra com Tomiko Born: 81 3094-4888.