Livro traz receitas e ensina como alimentação é aliada no tratamento da diabetes

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 13/10/2015 às 10:30
Livro Comida que Cuida 2 - destaque FOTO:

Nova edição ganhou 15 novas receitas, selecionadas especialmente para as crianças, e um visual mais leve Nova edição ganhou 15 novas receitas, selecionadas especialmente para as crianças, e um visual mais leve

Você sabia que manter o diabetes sob controle é uma forma de cuidar do coração? De acordo com a Federação Internacional de Diabetes (IDF), uma dieta saudável, com verduras, frutas frescas, grãos integrais e carne magra, por exemplo, contribui para evitar complicações da diabetes. Para contribuir com o melhor entendimento sobre a doença, a Sanofi lança a nova edição do livro Comida que Cuida 2 - O prazer na mesa e na vida de quem tem diabetes.

Leia também:

>> Confira cinco cuidados simples que ajudam a manter a diabetes sob controle

>> Metade das pessoas com diabetes tipo 2 relata ter receio de perda da visão, diz pesquisa

>> Mitos em relação a diabetes tipo 2 atrapalham a adesão ao tratamento

A publicação busca estabelecer um diálogo com pacientes, pautado na qualidade de vida, nas escolhas bem acertadas e em uma relação prazerosa com a alimentação, mesmo diante das limitações impostas pela doença. A revisão da edição, lançada originalmente em 2007, ganhou atualização das recomendações de vários especialistas em diabetes do País, 15 novas receitas (selecionadas especialmente para as crianças) e um visual mais leve, com ilustrações divertidas e uma linguagem ainda mais acolhedora.

Um capítulo inédito traz dicas de leitura de rótulos dos alimentos para ajudar o paciente a entender a composição dos produtos e, assim, selecionar opções mais adequadas.

“A coleção Comida que Cuida busca despertar a importância do cuidado integrado e de enxergar a alimentação como uma importante aliada para a manutenção da saúde”, explica a coordenadora executiva da obra, Cristina Moscardi, diretora de Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa da Sanofi. “A nova edição reforça essas mensagens, de forma simples e bem-humorada, com novas dicas e mais receitas práticas para o dia a dia do paciente com diabetes.”

Além das novidades, o livro traz depoimentos de pessoas que convivem com a doença, dicas para se alimentar fora de casa ou em ocasiões especiais e mais de 50 receitas, selecionadas pela nutricionista Paula Cristina Augusto da Costa, consultora técnica da publicação. Há também uma lista de mais de 300 alimentos e pratos preparados com a indicação de carboidratos por porção, para facilitar o controle diário dos níveis de glicemia.

Com a ajuda de um time de consultores de saúde, como médicos especialistas e nutricionistas, a obra conta ainda com o texto bem-humorado da jornalista Cris Ramalho e a criatividade da ilustradora Mariana Manini e da designer Lu Cury.

O livro Comida que Cuida está disponível gratuitamente para instituições de saúde com programas voltados aos pacientes com diabetes. Basta acessar o site www.comidaquecuida.com.br, preencher o formulário próprio e encaminhar o pedido. Para o público em geral, o livro também está disponível para download no mesmo canal.

Saiba mais

A coleção de livros Comida que Cuida aborda o papel de uma alimentação adequada na recuperação ou na qualidade de vida de pacientes que estão enfrentando uma doença e conta com três obras: Comida que Cuida 1, voltado para pacientes com câncer; Comida que Cuida 2 para mostrar ao paciente com diabetes que é possível ter uma alimentação saudável e prazerosa; Comida que Cuida 3 sugere caminhos e cuidados para que pacientes que sofreram algum tipo de evento ou de intervenção cardíaca possam retomar uma vida mais normal.