Conheça sintomas e tratamento do lúpus, doença inflamatória autoimune

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 10/10/2015 às 17:17
selena gomez destaque FOTO:

A cantora e atriz Selena Gomez disse, em entrevista à revista americana Billboard, que tem a doença (Foto: Instagram/@selenagomez) A cantora e atriz Selena Gomez disse, em entrevista à revista americana Billboard, que tem a doença (Foto: Instagram/@selenagomez)

O lúpus despertou a atenção da população depois que a cantora e atriz Selena Gomez, 23 anos, anunciou que tem essa doença inflamatória autoimune, condição que se manifesta quando o sistema imunológico ataca e destrói tecidos saudáveis do corpo. Para o tratamento de lúpus, são prescritos medicamentos que agem na modulação do sistema imunológico, como os corticoides e os imunossupressores, segundo a reumatologista Lilian David de Azevedo Valadares, preceptora da residência de clínica médica do Hospital Agamenon Magalhães (HAM).

Há dois tipos principais de lúpus: o cutâneo, que se manifesta com manchas na pele (principalmente nas áreas que ficam expostas à luz solar, como rosto, orelhas, colo e braços), e o sistêmico, que atinge um ou mais órgãos internos, como rins, nervos, cérebro, pulmão e coração.

“O lúpus é muito peculiar e não tem cura. Quando o paciente é bem acompanhado pelo reumatologista, é possível controlar a doença, que é mais comum no sexo feminino. Mulheres jovens, em idade reprodutiva são as mais afetadas pela enfermidade”, diz a Lilian. Dos pacientes cadastrados no HAM, ela informa que 68 são mulheres e três são homens.

No Brasil, não há estatísticas sobre lúpus, mas as estimativas indicam que há cerca de 65 mil pessoas com a doença, sendo a maioria mulheres. “De cada 10 pacientes com lúpus, nove são do sexo feminino”, diz Lilian. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, acredita-se que uma a cada 1,7 mil brasileiras tenha a enfermidade. Durante a gestação, a mulher com lúpus precisa ser bem acompanhada, pois se trata de um gravidez de risco. O ideal é que a paciente só engravide quando a doença estiver sob controle por pelo menos seis meses.

Por ser uma doença complexa, principalmente quando atinge diversos órgãos, os sintomas são variados. É muito comum que a pessoa apresente manifestações gerais como cansaço, desânimo, febre, emagrecimento e perda de apetite. Os sinais podem aparecer por causa da inflamação na pele, articulações (juntas), rins, nervos, cérebro e membranas que recobrem o pulmão (pleura) e o coração (pericárdio). Crianças, adolescentes e adultos podem apresentar inchação dos gânglios (ínguas), que geralmente é acompanhada por febre e pode ser confundida com os sintomas de infecções como a rubéola ou mononucleose.

“É importante frisar que todo paciente com lúpus deve usar protetor solar como remédio, pois o produto impede que a doença se torne mais grave”, reforça Lilian. O depoimento da reumatologista se justifica porque pessoas com lúpus têm uma hipersensibilidade à luz solar. Dessa maneira, com apenas um pouco de exposição à claridade ou ao sol, podem surgir manchas na pele, sintomas gerais como cansaço e febre.