Uso do canabidiol como medicamento é debatido em encontro no Recife

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 02/10/2015 às 10:57
CANABIDIOL - DESTAQUE2 FOTO:

Anvisa reclassificou canabidiol e liberou uso da substância como medicamento (Foto: Anvisa/Divulgação) Anvisa reclassificou canabidiol e liberou uso da substância como medicamento (Foto: Anvisa/Divulgação)

 

O uso do canabidiol, substância encontrada na maconha, tem se mostrado eficaz para auxiliar o tratamento de doenças neurológicas. Entretanto, o acesso à substância gera polêmicas. Assim, com o intuito de informar a sociedade sobre o assunto, a Aliança de Mães e Famílias Raras (Amar) promove neste sábado (3/10), o 1º Encontro Pernambucano sobre o Canabidiol.

Leia também:

>> Anvisa aprova uso de canabidiol como medicamento

>> Ministério da Saúde aprimora atendimento para pacientes de 12 doenças raras

O evento, que acontece das 10h às 13h no Centro Esportivo Santos Dumont, no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, reunirá médicos, pesquisadores, pais e mães de pessoas que convivem com problemas de saúde que podem ser tratados pelo canabidiol.

"Algumas mães possuem autorização judicial para conseguir a substância pelo governo federal, mas isso não tem sido cumprido. Desde janeiro, a Secretaria de Estadual de Saúde de Pernambuco informa que o remédio está em processo de licitação para compra", explica a vice-presidente da Amar, Sayaka Fukushima. "Queremos entender porque é tão difícil conseguir o canabidiol no Estado", completa.

Em março deste ano, o casal pernambucano Silvia Cavalcanti e Jackson Alcântara conseguiu obter gratuitamente ampolas de canabidiol por meio de uma ação judicial. A substância tem sido usada, desde então, no tratamento do filho do casal, Maycon Cavalcanti Alcântara, 4 anos.

Serviço:

1º Encontro Pernambucano sobre o Canabidiol

Dia e hora: 3 /10, das 10h às 12h

Local: Hall do Auditório do Centro Esportivo Santos Dumont, que fica na Rua Barão de Souza Leão, 792, no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife

Mais informações: 81 3341-8590