Mamógrafo móvel integra atividades do Outubro Rosa no Recife

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 01/10/2015 às 11:44
mama-destaque FOTO:

Mamógrafo móvel integra a programação do Outubro Rosa (Foto: Divulgação) Mamógrafo móvel integra a programação do Outubro Rosa (Foto: Divulgação)

A Prefeitura do Recife dá início, nesta quinta-feira (1º), à Campanha Outubro Rosa, movimento de luta contra o câncer de mama. A programação, que reúne mais de 300 atividades, vai acontecer durante todo o mês em todos os distritos sanitários da cidade e contará com palestras sobre a doença, rodas de conversas nas unidades de saúde, atividades educativas e serviços de saúde.

Leia também:

>> Nenhuma mulher sem mama: Slogan chama atenção para reconstrução mamária imediata

O mamógrafo móvel integra a programação do Outubro Rosa e passará por 62 localidades da cidade ofertando exames de mamografia para mulheres entre 50 e 69 anos. Na sexta-feira (2), o caminhão estará na Upinha 24h Professor Doutor Hélio Mendonça, localizada no Córrego do Jenipapo, e na Policlínica Lessa de Andrade, no bairro da Madalena. Ambas as unidades ficam na Zona Norte do Recife.

Em cada localidade que visitar, o mamógrafo móvel disponibilizará 80 fichas para realização do exame. É preciso que as mulheres tenham em mãos um documento de identificação com foto e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Participarão das ações profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e do Programa Nacional de Imunização (PNI), além de técnicos de saúde bucal e equipes de saúde da família. Eles vão oferecer aos usuários serviços de saúde, como aferição de pressão arterial e teste de glicose, vacinação, testagem para HIV e sífilis, exames de citologia e mamografia. Nas salas de espera das unidades de saúde, profissionais vão abordar temas como câncer de mama, câncer do colo do útero e outras doenças.