Hospital Getúlio Vargas realiza 2º mutirão de cirurgias reconstrutoras urológicas

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 29/09/2015 às 12:00
hospital-getulio-vargas-235 FOTO:

Imagem da entrada do Hospital Getúlio Vargas (Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem) Objetivo é atender o máximo possível de pacientes que estão na fila de espera da unidade para cirurgias reconstrutoras urológicas (Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem)

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realiza a partir desta quarta-feira (30) o 2º Mutirão de Cirurgias Reconstrutoras Urológicas. Segundo o urologista Gustavo Wanderley, coordenador do ambulatório de Urologia Reconstrutora do HGV, a expectativa é realizar, em média, 30 cirurgias no período da ação, que segue até o próximo sábado (3). O objetivo é atender o máximo possível de pacientes que estão na fila de espera da unidade.

O 2º Mutirão de Cirurgias Reconstrutoras beneficiará pacientes com patologias complexas, como incontinência urinária grave, obstruções urinárias severas, fístulas urinárias, além de tratamento dos grandes prolapsos pélvicos. Na iniciativa, o foco é o tratamento das estenoses uretrais, caracterizadas pelo estreitamento do canal uretral do paciente.

"Muitas vezes esses pacientes esperam meses ou anos por uma cirurgia. Na maioria dos casos, trata-se de patologias complexas que necessitam de equipe cirúrgica especializada e treinada neste tipo de abordagem. Ações como essas visam diminuir de forma significativa o número de pacientes que estão na fila de espera da unidade bem como funcionam como importante ferramenta de aprendizado e treinamento de médicos residentes", explica Wanderley, também coordenador da residência médica de Urologia e membro titular da GURS (Society of Genitourinary Reconstructive Surgeons).

Para o mutirão foram convidados médicos da região e de outros estados com vasta experiência nessa área de atuação. Entre os profissionais, André Cavalcanti (RJ), Edson Jovino (RN) e Rogério Araújo (BA). "A ideia é montar uma verdadeira força tarefa para que as demandas cirúrgicas sejam atendidas dentro das expectativas,proporcionando mais qualidade de vida e bem-estar aos pacientes", finaliza Wanderley.

O ambulatório de urologia reconstrutora do HGV já está em processo de triagem dos pacientes candidatos aos tratamentos. Também serão beneficiados alguns pacientes de outros hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) de Pernambuco.

Serviço

?2 º Mutirão Cirurgias Reconstrutoras Urológicas

Data: ?30 de setembro a 3 de outubro de 2015

Local: ?Hospital Getúlio Vargas | Avenida General San Martin, s/n - Cordeiro, Recife