Atividades no Parque da Jaqueira orientam sobre hábitos para um coração saudável

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 28/09/2015 às 11:09
parque da jaqueira - destaque FOTO:

Ilustração de coração com curativo (Foto: Free Images) Mais de 300 mil pessoas no Brasil morrem anualmente por complicações causadas por doenças do coração (Foto: Free Images)

Mais de 300 mil pessoas no Brasil morrem anualmente por complicações causadas por doenças do coração, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Para alertar a sociedade sobre a importância de se prevenir os problemas cardiovasculares, a Secretaria de Saúde do Recife, em parceria com a SBC/Regional Pernambuco, promove uma ação educativa no Parque da Jaqueira, Zona Norte do Recife, nesta terça-feira (29), Dia Mundial do Coração, com vários serviços de saúde para o público.

Leia também:

>> Entre largar o cigarro e ter um coração saudável, 15 anos de distância

>> Não dê brecha para o colesterol alto, considerado um risco para a saúde do coração

>> Saiba quando crianças e jovens devem passar pelo eletrocardiograma, o RG do coração

>> Mulheres não podem descuidar da saúde do coração

As atividades, que serão realizadas das 6h30 às 10h, orientam sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento correto das doenças cardiovasculares. Na ocasião, a população que estiver no parque receberá informações sobre a importância de cuidar da saúde do coração através da prática de atividade física e de exames periódicos.

No local, os profissionais do Centro Médico Senador Ermírio de Moraes, que é referência no tratamento das doenças cardiovasculares, também abordarão temas relacionados à alimentação saudável, que deve ser pobre em gorduras, açúcares e sal.

É importante ressaltar que os principais fatores de risco para o desenvolvimento das doenças cardiovasculares são a hipertensão, a diabetes, o tabagismo, os níveis elevados de colesterol, o sedentarismo e a obesidade, além de fatores genéticos, como ter parentes próximos que sofreram um infarto ainda jovem.

O infarto do miocárdio e o acidente vascular cerebral, também conhecido como derrame, são apontados como os principais problemas. Uma pessoa morre a cada três minutos por essas doenças. E as previsões são ainda mais pessimistas: em 2050, uma pessoa morrerá por complicações das doenças cardiológicas a cada um minuto e meio.

Serviço:

Evento: Dia Mundial do Coração

Data: 29/9

Local: Parque da Jaqueira

Atividades: Aulão com equipe da Academia da Cidade e Projeto Bom Dia (6h30 às 7h) e Oficina de aferição de pressão arterial e glicemia capilar, além de distribuição de folhetos informativos (7h às 10h)