Confira a diferença entre suco e néctar de frutas para fazer boas escolhas

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 23/09/2015 às 22:37
suco destaque FOTO:

Publipost Palmeiron

Para ser chamada de suco, a bebida deve conter 100% da fruta. No caso do néctar, sua composição deve ter um percentual mínimo do suco ou polpa para fazer parte de uma alimentação saudável (Foto: Igo Bione/Divulgação) Para ser chamada de suco, a bebida deve conter 100% da fruta. No caso do néctar, a composição deve ter um percentual mínimo do suco ou polpa para fazer parte de uma alimentação saudável (Foto: Igo Bione/Divulgação)

Diante das gôndolas dos supermercados onde estão expostos vários tipos de sucos de caixinha, é muito comum ficarmos na dúvida entre o produto que devemos levar para casa. No meio dos sucos que ficam nas prateleiras, também estão néctar de frutas e refrescos. E aí, a dúvida aumenta ainda mais. Por isso, vamos esclarecer a diferença entre cada uma dessas bebidas. Práticas, elas entram cada vez mais na lista de supermercado dos consumidores brasileiros.

Leia também:

>> Suco de uva pode ajudar quem deseja reduzir gordura abdominal, diz estudo

"Para ser chamado de suco, o produto deve ter 100% da fruta, ser isento de água, açúcar, corantes e conservantes. No caso do néctar, o suco fica diluído em água e adoçado, mas é preciso ter um percentual mínimo do suco ou polpa na composição", explica a nutricionista Flávia Carvalho.

Diante da alta procura, a produção de sucos e néctares chegou a 987 milhões de litros em 2012 e cresce 10% ao ano, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcoólicas (Abir). Para facilitar a nossa escolha na hora da compra, é importante ficarmos de olho nas prateleiras de supermercados, onde muitas das bebidas já apresentam, em destaque na embalagem, a porcentagem de suco na composição.

O néctar de pêssego, por exemplo, deve conter no mínimo 40% de suco ou polpa; o de pitanga, no mínimo 25%; o de maracujá, 12%, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Pois é, os sucos industrializados devem atender à legislação específica.

Diante da alta procura, a produção de sucos e néctares chegou a 987 milhões de litros em 2012 e cresce 10% ao ano (Foto: Igo Bione) Diante da alta procura, a produção de sucos e néctares chegou a 987 milhões de litros em 2012 e cresce 10% ao ano (Foto: Igo Bione)

As bebidas em caixinha da marca Palmeiron apresentam diferentes percentuais de polpa da fruta, sempre de acordo com cada sabor e em harmonia com os principais requisitos de qualidade e de identidade previstos na Instrução Normativa n° 12/2003 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Os sabores uva, laranja, pêssego, maracujá, goiaba, manga e caju possuem, respectivamente, 50%, 58%, 41%, 12%, 45%, 50% e 26% de polpa da fruta. E mais: entre os sucos de fruta Palmeiron, os sabores laranja, caju e goiaba apresentam alto teor de acido ascórbico (vitamina C).

Importante é a gente ter em mente que muitos dos sucos e néctares devem fazer parte de um cardápio saudável. Assim, vale a pena conferir o rótulo antes de colocarmos qualquer caixinha, latinha ou garrafinha no carrinho do supermercado.