Uso de aparelhos ortodônticos exige cuidados maiores com higiene bucal

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 22/09/2015 às 17:00
aparelho-ortodôntico-235 FOTO:

Imagem de garota com aparelho ortodôntico (Foto: Photl.com) Pessoas que usam aparelhos ortodônticos precisam ter cuidados especiais com a higiene bucal para evitar risco de doenças periodontais e outros distúrbios (Foto: Photl.com)

O uso de aparelhos ortodônticos é um importante aliado para quem precisa ajustar a função mastigatória e corrigir problemas estéticos nos dentes. Mas aqueles que usam aparelhos precisam ter alguns cuidados especiais com a higiene bucal. Se não realizada corretamente, o risco de doenças periodontais, cáries e outros distúrbios na cavidade oral pode aumentar e trazer sérios danos à saúde.

Para ter uma ideia, 21% dos brasileiros estão realizando alguma terapia dental, sendo destes 6% em tratamento ortodôntico. Já 12% dos jovens de 25 a 34 anos continuam com problemas bucais de cunho ortodôntico. Os dados são de uma pesquisa recente sobre saúde bucal encomendada pelo Instituto Datafolha, em parceria com o Conselho Federal de Odontologia.

Leia também:

» Má higiene bucal pode causar problemas no organismo. Não se limite à escovação!

» Proteste lança cartilha com orientações sobre saúde bucal

» O uso de enxaguatório bucal pode provocar câncer? Isso é mito, assegura especialista

» Confira dicas para manter o esmalte dos dentes saudável

"Notamos um crescimento considerável nos últimos anos do número de pessoas que querem se submeter a cuidados odontológicos, principalmente referentes ao uso de aparelhos, para corrigir imperfeições na mordida, melhorar a saúde bucal e ter uma estética melhor. Porém, o cuidado com a boca e os dentes não podem parar por aí. A higiene bucal é essencial nesse processo", explica Victor Rogério, pós-graduado em Odontologia Estética e Reabilitação Dental e mestre em Ciências Cirúrgica Interdisciplinares na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Para diminuir o risco de doenças bucais, que podem inclusive prejudicar ou interromper o tratamento ortodôntico, os especialistas recomendam fazer uso frequente e correto do trio escova, fio dental e enxaguatório bucal. "Cuidados simples, mas contínuos, na higiene oral podem evitar problemas bucais. A escovação, no mínimo três vezes por dia, o uso do fio dental e de enxaguante bucal são alguns deles e devem ser praticados por toda a família", ressalta.

Quando não há tempo para uma higienização completa, o indicado é recorrer ao uso do antisséptico bucal. Mas essa prática não deve se tornar uma rotina, uma vez que o fio dental e a escova de dentes são insubstituíveis. É importante que o produto contenha flúor (para ajudar no combate à cárie) e seja sem álcool, para não agredir os tecidos orais. "Os bochechos ajudam a reduzir a placa bacteriana e o mau hálito, atuando em toda cavidade oral e dentes. Para que seja eficiente, recomendam-se bochechos de aproximadamente 30 segundos e após o uso do antisséptico, não enxágue a boca e não faça ingestão de bebida ou alimentos por pelo menos 30 minutos", finaliza o especialista.