Má higiene bucal pode causar problemas no organismo. Não se limite à escovação!

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 22/09/2015 às 6:00
pasta-dente-235 FOTO:

Imagem de pessoa colocando pasta de dente na escova de dente (Foto: Photl.com) Falha na higiene bucal pode desencadear doenças não só nos dentes, mas em todo o organismo, alertam os especialistas (Foto: Photl.com)

Você sabia que a má higiene bucal pode causar problemas que vão muito além das cáries, placas bacterianas e gengivite? Isso porque as bactérias e outros microrganismos podem entrar no sistema sanguíneo e desencadear problemas que impactam diretamente o nosso organismo. Uma das condições é a sepse, uma infecção que afeta todo o sistema imunitário e desencadeia uma reação que pode provocar uma inflamação descontrolada no organismo.

Leia também:

» Dica do bem: Enxaguante bucal não substitui escovação

» Mande o mau hálito para bem longe. Confira dicas de especialista

» O uso de enxaguatório bucal pode provocar câncer? Isso é mito, assegura especialista

"Quando ocorre uma falha nos bons hábitos de higiene, como limpeza das mãos, do ambiente e da boca, o corpo fica suscetível a contrair doenças, uma vez que o número de bactérias e outros microrganismos aumentam, e deixam o sistema imunológico comprometido", explica o periodontista José Roberto Cortelli, doutor em biologia e patologia bucal. Para prevenir esses problemas, é essencial tomar cuidados com a higiene bucal. "É essencial que as pessoas entendam a importância dos três passos da higiene bucal representados pelo uso correto da escova, fio dental e enxaguatório bucal", ressalta o especialista.

E se engana quem pensa que a escovação diária é suficiente. "Limitar-se apenas a escovação é um ponto de discussão, uma vez que essa ação é responsável pela limpeza de apenas 25% da área total da boca. Bochechos diários com óleos essenciais são capazes de diminuir o acúmulo de placa bacteriana, a inflamação gengival e a entrada de bactérias na corrente sanguínea. O ideal é não descuidar da saúde bucal, realizando os três passos diariamente, visitando regularmente o seu dentista e procurando ajuda médica sempre que não se sentir bem", defende o periodontista.