Semana Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos segue até próximo domingo

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 21/09/2015 às 14:00
fita verde FOTO:

Começa nesta segunda-feira (21) a Semana Nacional de Doação  de Órgãos e Tecidos em Pernambuco. A campanha segue até o  próximo domingo (27) com mobilização organizada pela  Secretaria Estadual de Saúde (SES). Em Pernambuco,  atualmente, mais de 1,3 mil pessoas estão esperando por um órgão, sendo mais de 956 aguardando por um rim. Há outras 7  pessoas na fila por um coração; fígado 72; pâncreas 2; medula  óssea 23; e córnea 245.

doacao-orgaos Fita verde é o símbolo de apoio à doação de órgãos

Dados apontam que, de janeiro a agosto deste ano, já foram  realizados 868 transplantes no Estado, número 5% menor que  o mesmo período do ano passado. Segundo a coordenadora da  Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE), Noemy  Gomes, a diminuição é reflexo do transplante de córnea, que  registrou, sozinho, uma queda de 28% em relação a 2014. "Em  compensação, o número de transplante de órgãos sólidos,  coração, fígado e rim, teve aumento de 33%, com destaque  para coração, que foi de 154%, saindo de 13 transplantes para  34. Este número é recorde em toda a história da Central de  Transplantes, pois o número máximo de procedimentos  realizados em um ano inteiro foi de 27 procedimentos. Isso  confere a Pernambuco o título de segundo estado que mais realizou este tipo de transplante, atrás apenas do estado de São Paulo", ressalta Noemy.

Leia também:

» Novo sistema pode agilizar doação de órgãos

» Mais de 40% das famílias não autorizaram doação de órgãos no 1º trimestre de 2015

» Doação de órgãos: informe-se já!

» Quem doa órgãos doa vida

A Semana contará com o II Simpósio Pernambucano de Doação de Órgãos e Tecidos, marcado para esta terça-feira (22), das 8h às 18h, no auditório do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe). Com o tema A criança no processo de doação e transplantes de órgãos e tecidos, o evento reunirá profissionais de saúde que atuam em UTIs neo e pediátrica, residentes de medicina e enfermagem da mesma área, além de profissionais da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) e Organização de Procura de Órgãos (OPO).

Brasil Verde

A Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) lançou a campanha Brasil Verde com o objetivo de chamar a atenção do público para a importância do transplante de órgãos. Na iniciativa, monumentos e pontos turísticos de cidades brasileiras são iluminados com a luz verde. Em Pernambuco, a CT-PE firmou parcerias para iluminar diversos locais do Estado. Entre os espaços contemplados durante a Semana da Campanha, os jardins e a fachada do JCPM Trade Center, no Pina; o Instituto Ricardo Brennand, na Várzea; o elevador panorâmico e mirante da Caixa D'água do Alto da Sé, em Olinda e a fachada do Palácio do Campo das Princesas, sede do governo do Estado de Pernambuco. O Instituto do Fígado de Pernambuco (IFP) é parceiro nas ações.