Estudo identifica droga capaz de prevenir complicações da hemólise

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 20/09/2015 às 6:34
foto-235 FOTO:

Imagem de IVIS (Foto: Reprodução) Testes foram feitos em camundongos; grau de inflamação foi medido por meio do IVIS (Foto: Reprodução)

Da Agência Fapesp de Notícias

Em pacientes com anemia falciforme, é comum a ocorrência de um fenômeno conhecido como hemólise – caracterizado pela destruição das células vermelhas do sangue, as hemácias, e a consequente liberação da proteína hemoglobina existente em seu interior na circulação. Estudos recentes têm mostrado que esse fenômeno contribui fortemente para o agravamento da doença. Quando ocorre de maneira repetida, pode levar a um estado inflamatório crônico e favorecer processos vaso-oclusivos, que além de intensas crises de dor podem causar infartos em qualquer parte do corpo e lesionar diversos órgãos.

Em um artigo destacado no editorial da edição do dia 6 de agosto da revista Blood, pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) mostraram que algumas das complicações decorrentes da hemólise podem ser prevenidas com uma droga chamada hidroxiureia, já usada no tratamento crônico da anemia falciforme, mas com um propósito diferente.

“Acreditamos que a hidroxiureia está sendo subutilizada. Pretendemos fazer um ensaio clínico para avaliar a eficácia desse fármaco no combate à inflamação aguda induzida pela hemólise e no tratamento de crises vaso-oclusivas”, afirmou Nicola Conran, pesquisadora do Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemocentro) da Unicamp e coautora do artigo.

A pesquisa foi conduzida com apoio da FAPESP durante o pós-doutorado de Camila Bononi de Almeida, supervisionado por Conran, no âmbito de um Projeto Temático coordenado pelo professor da Unicamp Fernando Ferreira Costa.

Confira a matéria completa no site da Agência FAPESP de Notícias.