GAC lança campanha para conscientização sobre o retinoblastoma em crianças

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 18/09/2015 às 14:54
bebe-235 FOTO:

Imagem de bebê (Foto: Free Images) Campanha na internet #selfiequecuida pretende conscientizar os adultos sobre os perigos do retinoblastoma, mais frequente na infância (Foto: Free Images)

O Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer de Pernambuco (GAC-PE) lançou a campanha Selfie que Cuida, uma iniciativa que pretende estimular os pais a registrarem através de fotos momentos com os pequenos usando a hashtag #selfiequecuida. O objetivo é conscientizar os adultos a prestarem atenção quanto aos perigos do retinoblastoma, tumor ocular maligno que é mais comum na infância. Segundo os especialistas, uma das formas de descobrir se a criança tem ou não a doença é observar fotografias. Se, em vez do reflexo vermelho nos olhos provocado pelo flash da câmera, aparecer uma mancha branca nos olhos, o recomendado é levá-la ao oftalmologista.

Lançada nesta sexta-feira (18), Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma, a campanha segue até o dia 30 de setembro. Todas as fotos publicadas nas redes sociais serão exibidas no hotsite da ação selfiequecuida.com.br.

Sobre a doença

O retinoblastoma é um câncer de olho que atinge, principalmente, crianças nos primeiros anos de vida. Cerca de 90% dos casos ocorrem com crianças com até 4 anos. Além do reflexo pupilar branco, causado pela leucocoria decorrente do descolamento da retina, o distúrbio também pode causar estrabismo, dificuldade para enxergar, dor nos olhos, vermelhidão na parte branca do olho e cor diferente de uma das íris.

O diagnóstico precoce pode ser feito através do teste do olhinho. O exame é simples e deve ser feito ainda no primeiro mês de vida do bebê. Através de um teste rápido, feito com um aparelho chamado oftalmoscópico, é possível identificar se a criança tem ou não problema nos olhos. Gratuito, o teste do olhinho é garantido por lei nos hospitais públicos de Pernambuco e obrigatório desde junho de 2010 nos planos de saúde. Outra forma de avaliar a existência do problema é realizando a avaliação do fundo de olho.

O tratamento do retinoblastoma é realizado de acordo com a extensão do tumor e tem como objetivo principal preservar a visão e a vida dos pacientes. Entre eles estão a laserterapia, quimioterapia, radioterapia e cirurgia. No Brasil, são registrados cerca de 400 novos casos por ano da doença, sendo 40% deles hereditários. Aproximadamente 50% das ocorrências ainda é diagnosticada tardiamente. A detecção precoce da doença aumenta as chances de preservar os olhos e a cura da doença para 90% dos casos.