Hospital Português comemora 160 anos com inauguração de moderno bloco cirúrgico

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 15/09/2015 às 11:00
hospital português destaque FOTO:

Real Hospital Português celebra 160 anos nesta quarta-feira (16/9) Real Hospital Português celebra 160 anos nesta quarta-feira, dia 16/9 (Foto: Edmar Melo/JC Imagem)

Criado em 1855, o Real Hospital Português celebra 160 anos nesta quarta-feira (16) com a inauguração de um moderno centro cirúrgico. A programação festiva começa com uma missa de ação de graças às 19h, na Capela do Hospital Português. A cerimônia será conduzida pelo arcebispo de Olinda e Recife Dom Fernando Saburido e concelebrada pelo padre José Roberto, vigário da Paróquia da Imaculada Conceição do Morro, e pelo Frei Paulo Sérgio, capelão do hospital.

Em seguida, o provedor Alberto Ferreira da Costa inaugura o Centro Cirúrgico Egas Moniz, considerado o mais moderno da América Latina pelo hospital. Localizado no 3º andar do Edifício Egas Moniz, é constituído por sete salas de cirurgia, sendo cinco salas inteligentes - ou seja, funcionalmente conectadas com vários níveis de integração (áudio, vídeo, equipamentos médicos e sistema de comunicação).

As outras duas salas são construídas dentro do conceito de salas híbridas, uma evolução das salas integradas. Além dos componentes integrados, possuem equipamentos especiais como sistema de radiologia que transmite imagens em 3D, com mobilidade de 360 graus em torno do paciente e utilização sincrônica com a mesa cirúrgica e sistema de transmissão de imagens.

“Temos o compromisso de proporcionar aos nossos pacientes o que há de mais moderno, oferecendo segurança e bons resultados. E aos nossos cirurgiões, a certeza de que terão à disposição o que há de melhor e mais avançado para a realização de seus procedimentos”, afirma Alberto.

Após a inauguração, será realizada a sessão solene, no salão nobre da instituição, com a presença do ministro da Saúde, Arthur Chioro. Durante a solenidade, serão homenageadas algumas autoridades com a medalha comemorativa dos 160 anos do Real Hospital Português. O médico Francisco Trindade, conhecido como Doutor Chicão, será agraciado com a Comenda de Excelência Médica pelos relevantes serviços prestados à saúde brasileira.