Alerta para a sepse: Hospital Miguel Arraes participa de campanha contra infecção na UTI

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 11/09/2015 às 11:21
sepse-destaque FOTO:

Hospital Miguel Arraes participa da Campanha de Prevenção da Infecção na UTI (Foto: Divulgação) Hospital Miguel Arraes participa da Campanha de Prevenção da Infecção na UTI (Foto: Divulgação)

O próximo domingo (13) é marcado pelo Dia Mundial da Sepse. A data está sendo lembrada pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira através de uma campanha, que foca a prevenção da infecção nas unidades de terapia intensiva (UTIs) dos hospitais do País. Em Pernambuco, o Hospital Miguel Arraes (HMA), em Paulista, no Grande Recife, foi um dos escolhidos para divulgar a campanha, que começa nesta sexta-feira (11) e prossegue até a segunda, dia 14.

A sepse é uma síndrome caracterizada por resposta grave do organismo a uma infecção. No HMA, a divulgação será feita entre médicos, profissionais de enfermagem, intensivistas e visitantes com a distribuição de panfletos com orientações sobre a maneira correta de proceder dentro das UTIs no contato com o paciente.

Leia também:

>> Mais de 90% dos brasileiros desconhecem a sepse, diz estudo

A letalidade nas UTIs brasileiras é de 55%. Um estudo mostrou que 30% dos leitos de terapia intensiva no Brasil estão ocupados com pacientes com sepse grave ou choque séptico. Em 2010, pelo menos 16% dos atestados de óbito no País tiveram a sepse como uma das causas de morte. As razões são múltiplas: vão desde as más condições básicas de saúde da população até o desconhecimento entre profissionais de saúde e mesmo entre o público leigo.

Para prevenir a sepse, é importante estar atento a sete pontos: higienização das mãos, uso racional de antimicrobianos, uso adequado das precauções de contato, rastreio e medidas de isolamento dos casos, vigilância epidemiológica, limpeza do ambiente e educação continuada dos profissionais de saúde.

A higiene das mãos, no entanto, é a medida mais importante para prevenir as infecções associadas aos cuidados de saúde, que afetam milhares de pacientes em todo o mundo. NA UTI, essas infecções contribuem para aumentar o risco de morte e prolongar a permanência dos pacientes dentro do hospital.???