HPV: Secretaria de Saúde de Pernambuco reforça necessidade de 2ª dose de vacina

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 10/09/2015 às 13:52
vacinaHPV - destaque FOTO:

Meninas pernambucanas de 9 a 11 anos já podem tomar, nos postos de saúde, a segunda dose da vacina contra HPV (Foto: JC Imagem) Meninas pernambucanas de 9 a 11 anos já podem tomar, nos postos de saúde, a segunda dose da vacina contra HPV (Foto: JC Imagem)

As meninas pernambucanas de 9 a 11 anos já podem tomar, nos postos de saúde, a segunda dose da vacina contra o papilomavírus humano (HPV), que deve ser aplicada seis meses após a primeira. A meta da Secretaria de Saúde de Pernambuco é vacinar, no mínimo, 80% do público total, de 242.840 garotas pernambucanas. A vacina protege contra quatro subtipos do HPV, que são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo mundo.

Leia também: 

>> Mais de 30% das mulheres desconhecem relação do HPV com câncer de colo do útero

>> Câncer ginecológico: Prevalência, diagnóstico e avanços do tratamento em discussão

O HPV é um vírus transmitido por meio de relação sexual, podendo ser transmitido também da mãe para filho no momento do parto. O câncer do colo do útero é o terceiro tipo mais frequente que acomete as mulheres no Brasil e faz, por ano, mais de 5 mil vítimas fatais, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Em Pernambuco, em 2012, foram registrados 276 óbitos por câncer do colo do útero; em 2013, 252. O número estimado para este ano, segundo o Ministério da Saúde, é de aproximadamente 15 mil casos novos casos da doença no Brasil.

O Ministério da Saúde orienta também que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o papanicolau, anualmente. A vacina não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais.