Diabetes: Cirurgia bariátrica é procedimento mais eficaz para controlar tipo 2 da doença

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 09/09/2015 às 14:37
balança FOTO:

"Cirurgia metabólica é o caminho mais certo para controle, a longo prazo, da diabete tipo 2", diz Josemberg Campos (Foto: Divulgação) "Cirurgia metabólica é o caminho mais certo para controle, a longo prazo, da diabete tipo 2", diz Josemberg Campos (Foto: Divulgação)

Um estudo publicado pela revista médica inglesa The Lancet revela que a cirurgia bariátrica é o procedimento mais eficaz no controle, a longo prazo, da diabetes tipo 2. Pesquisadores do King's College London e da Universidade Católica de Roma compararam resultados da cirurgia bariátrica com os de tratamentos tradicionais e identificaram que a cirurgia foi responsável pela remissão prolongada, por pelo menos cinco anos, de metade dos pacientes com diabetes do tipo 2. Os pesquisadores descobriram que nenhum dos 60 voluntários teve êxito apenas com dietas e medicamentos.

Leia também:

>> Novo retrato da obesidade mostra que brasileiras precisam fazer as pazes com a balança

>> Pacientes obesos que passam pela cirurgia bariátrica vivem mais, diz estudo

De acordo com o estudo, a cirurgia promoveu a remissão prolongada do diabetes em 50% dos casos, conferindo níveis normais de glicose no sangue por cinco anos. E 80% dos pacientes mantiveram os níveis utilizando apenas um medicamento ou nenhum. Outra informação relevante do estudo é que pacientes operados também mostraram menor tendência para desenvolver problemas cardíacos.

A aprovação da cirurgia metabólica para tratamento da diabetes tipo 2 será um dos destaques da programação do 17º Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), que reunirá cirurgiões de todas as regiões do País e do mundo na cidade de Belém, no Pará, entre os dias 20 e 23 de outubro.

“Nosso congresso apresentará vários temas de interesse dos endocrinologistas, cirurgiões e demais profissionais ligados à equipe multidisciplinar da cirurgia metabólica, indicada para o tratamento de casos de diabetes. Especialistas nacionais e internacionais apresentarão estudos e o que há de mais novo no cenário mundial sobre o assunto que, como revelou a pesquisa da revista The Lancet, é o caminho mais certo para o controle, a longo prazo, da diabetes”, comenta o presidente da SBCBM, Josemberg Campos.