Terceira cidade do Brasil com maior população vegetariana, Recife sedia o VegFest

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 07/09/2015 às 14:18
vegetariano falafel destaque FOTO:

Falafel é o bolinho mais famoso da culinária árabe que conquista o paladar dos vegetarianos (Foto: Igo Bione/Acervo JC Imagem) Falafel é o bolinho mais famoso da culinária árabe que conquista o paladar dos vegetarianos (Foto: Igo Bione/Acervo JC Imagem)

Entre os dias 23 e 26 de setembro, o Recife sedia a 5ª edição brasileira e nona edição latino-americana do VegFest, o maior congresso vegetariano da América Latina que realizado pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB). O objetivo do encontro é levar ao público em geral informações sobre o universo da prática alimentar e, muitas vezes, da filosofia de vida, baseada no consumo de alimentos de origem vegetal: o vegetarianismo.

De acordo com os promotores do evento, Pernambuco é um dos estados mais fortes do Brasil nesse segmento. O Recife é a terceira cidade do País com mais vegetarianos, 10% da população, ao lado do Rio de Janeiro e de Brasília, segundo pesquisa do Ibope. Em Fortaleza, no Ceará, 14% da população afirmam ser vegetariana, maior percentual entres as capitais e regiões metropolitanas pesquisadas. O segundo lugar é de Curitiba, no Paraná, com 11% de seus moradores adeptos ao vegetarianismo.

O congresso, que será realizado no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária, Zona Oeste do Recife, contará com mais de 100 palestrantes nacionais e internacionais, oficinas de demonstração culinária, cursos e feiras de produtos veganos.

"Esta é a primeira vez que o Nordeste recebe um congresso vegetariano desse porte”, explica a professora de Administração da UFPE Bárbara Bastos, coordenadora do Grupo Recife da SVB e coordenadora desta edição do evento. “O principal motivo de levar o evento para a UFPE é facilitar o acesso aos estudantes e professores da casa, principalmente de hotelaria e nutrição”, explica.

Entre os palestrantes, está o neurocientista computacional Philip Low, inventor de inúmeras inovações na área da neurologia, biomedicina e computação. Ele foi responsável, inclusive, pelo desenvolvimento do iBrain, uma plataforma de monitoramento e análise neural para pessoas com Alzheimer, epilepsia e Parkinson. É dele também a autoria da revolucionária Declaração de Cambridge sobre a Consciência, que reconheceu extraordinárias similaridades neurobiológicas entre os humanos e os animais.

Também estarão no evento: a nutricionista Alessandra Luglio, que se dedica à promoção de atitudes saudáveis, sustentáveis e funcionais; Lisa Kemmerer, filósofa, professora e ativista dos direitos dos animais, meio ambiente e populações menos favorecidas; e o americano Gene Baur, ativista e presidente da Farm Sanctuary, uma organização de resgate de animais.

Fazem parte da programação temas como maratonas de nutrição, ativismo, experimentação animal, movimentos sociais, meio ambiente, proteção animal e empreendedorismo vegetariano. Ainda haverá oficinas de demonstração culinária. “Vamos ter dezenas de receitas deliciosas, pois queremos mostrar que o vegetarianismo não convence apenas pelos argumentos, como também seduz pelo paladar. Queremos muito que alunos de gastronomia e hotelaria participem”, diz Bárbara Bastos.

Ainda na área alimentar, o congresso traz cursos de capacitação em nutrição vegetariana e feira vegana. Para incentivar a participação de pessoas de outros Estados, o VegFest organiza um grupo de hospedagem solidária no Facebook para que pessoas possam trocar informações e ajuda no quesito hospedagem.

As inscrições para o evento já estão abertas e podem ser feitas através do site. Ao todo, serão 90 horas de programação com mais de 750 participantes oriundos de mais de 120 cidades brasileiras. Mais informações: [email protected] e 11 3104-5282.