Fuja das dietas milagrosas! O ideal é optar pela alimentação balanceada

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 31/08/2015 às 15:14
salada-235 FOTO:

Imagem de salada (Foto: Free Images) O correto, segundo os especialistas, é optar por uma dieta balanceada, com legumes, carboidratos e outros grupos alimentares (Foto: Free Images)

Nesta segunda-feira, 31 de agosto, é data de comemorar o Dia do Nutricionista. De olho na data, que tal repensar as escolhas que fazemos no dia a dia? Há quem escolha a dieta da proteína, da sopa, da lua e até do shake. A maioria promete resultados rápidos e milagrosos. Os especialistas, no entanto, alertam: a melhor opção é a dieta balanceada.

LEIA TAMBÉM:

» Não sabe o que comer na hora do lanche no trabalho? Confira algumas dicas

"O corpo necessita de todos os grupos alimentares para se manter saudável. O segredo está em adequar a quantidade e qualidade do que se come”, explica a nutricionista Gabriela Tabosa, coordenadora de Nutrição do Hospital São Marcos, localizado no Centro do Recife. Por isso, o ideal é combinar os diversos grupos alimentares. Carboidratos, frutas, legumes, verduras, carnes, leguminosas, laticínios e até mesmo gorduras são importantes para o bom funcionamento do organismo. Cada item é responsável por fornecer ao organismo os nutrientes necessários.

Faça o teste

Você se considera uma pessoa com hábitos saudáveis? Que tal testar seus conhecimentos e saber se realmente você está fazendo as coisas da forma correta? Clique na imagem abaixo, conecte-se com seu Facebook, responda o quiz e compartilhe seu resultado com os amigos :)

Para os que desejam emagrecer, o ideal é sempre procurar o profissional. "Dietas devem levar em consideração hábitos alimentares individuais e necessidades de cada organismo. O mais importante é saber que passar fome, definitivamente, não é a escolha mais indicada para perder peso corpóreo com saúde", alerta a nutricionista.

Confira as dicas:

- Opte por alimentos integrais (cereais, pães e grãos). Além de serem ricos em fibras, vitaminas e sais minerais, eles promovem sensação de saciedade, reduzem os níveis de colesterol (gordura) e glicose (açúcar) no sangue e melhoram o funcionamento intestinal;

- Sempre que possível, inclua uma salada antes do almoço e jantar. Assim, evitará exageros na refeição principal;

- Evite alimentos industrializados, pois possuem excesso de açúcar e sal;

- Troque o refrigerante por sucos naturais de frutas. Você irá reduzir calorias, níveis de açúcar e evitar a ingestão de fosfatos, que em excesso enfraquecem os ossos;

- Coma de maneira fracionada. O ideal é a cada três horas para evitar tentações;

- Dê prioridade às frutas e oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas) para os lanches. São excelentes fontes de gorduras boas, vitaminas e minerais;

- As dietas restritivas, além de trazer riscos à saúde, são responsáveis, muitas vezes, pelo temido efeito sanfona, já que reduzem ao máximo a quantidade de alimentos ingeridos. "Por isso é tão comum ver pessoas engordarem novamente após dietas ditas milagrosas. O melhor, sempre, é optar por uma dieta balanceada e aliar bons hábitos alimentares à prática de exercícios físicos, que acelera o gasto calórico", alerta a nutricionista.