Entre largar o cigarro e ter um coração saudável, 15 anos de distância

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 31/08/2015 às 8:58
Detalhe da apresentação de dr. Dimitrios
Detalhe da apresentação de dr. Dimitrios FOTO: Detalhe da apresentação de dr. Dimitrios

Detalhe da apresentação de dr. Dimitrios Detalhe da apresentação de dr. Dimitrios

Algo que chama nossa atenção aqui no Congresso da ESC 2015 são os estudos que reforçam alertas quanto à nossa saúde. Um deles é sobre a relação do cigarro com problemas cardíacos - talvez porque lembramos que este mês temos o Dia Nacional de Combate ao Fumo (29/8).  Ao lado do colesterol "ruim" - do qual falaremos em breve -, o tabagismo é um fator muito prejudicial ao coração. Parar de fumar é difícil. Mas é apenas o começo: pesquisas apresentadas no evento ratificam que uma pessoa em torno de 50 anos pode ter que esperar até os 65 para ter um boa saúde cardiovascular novamente.

O estudo foi apresentado pelo doutor Dimitrios Terentes-Printzios, da Universidade de Atenas (Grécia), parte da equipe responsável pela pesquisa. Embora a amostra tenha sido pequena - começou com 150 pessoas e terminou com 142 durante a observação de dois anos - ele assegura que os resultados mostram como a rigidez vascular causada pelo fumo resiste anos a fio depois da interrupção do hábito, independentemente de quanto se fuma por semana.

LEIA TAMBÉM

>> Confira dicas para abandonar o cigarro

>> Estudo traça primeiro retrato da insuficiência cardíaca no Brasil

>> Tabagismo, obesidade e alcoolismo são fatores de risco para dor nas costas

>> Blog Casa Saudável entre os 36 mil participantes do ESC 2015, em Londres

"As pessoas ainda pensam que estão protegidas assim que param de fumar", lamenta o pesquisador, "é preciso tempo, ser paciente e se cuidar muito bem para haver benefícios". O estudo não teve como foco pessoas entre 30 e 40 anos, mas doutor Dimitrios estima que, em tese, seriam pelo menos entre 5 e 10 anos para reduzir os riscos de doenças e ataques cardíacos. "As conclusões refletem a maior parte da população, mas se você é mais jovem e parar antes, a recuperação é mais rápida porque sua rigidez vascular não é tão grande. Mas o importante é que você se mantenha no plano de abandonar o cigarro o mais rápido possível", aconselha o médico.

>> Assista aqui os vídeos das apresentações do evento

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) mostram que a população fumante do Brasil tem caído: em 1989, 34,8% das pessoas com mais de 18 anos fumavam no País. Em 2008, esse percentual era de 18,5 % e, em 2013, de 14,5%. E você? Fuma? Se parou, conte pra gente como tem sido seu dia a dia sem cigarro.

Só lembrando: o blog cobre o ESC 2015 até esta terça-feira (1º/09), a convite da Amgen.