Que tal fazer um doce com casca de banana para evitar o desperdício de alimentos?

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 26/08/2015 às 7:00
doce-casca-banana-235 FOTO:

Imagem do doce feito com casca de banana (Foto: Divulgação) Semana da Nutrição nos Hospitais Memorial Jaboatão e Memorial Guararapes tratará do desperdício dos alimentos; dica é reaproveitar sobras para outras receitas, como este doce delicioso que leva nos ingredientes casca de banana (Foto: Divulgação)

A data é só na próxima semana, mas os Hospitais Memorial Jaboatão (HMJ) e Memorial Guararapes (HMG) já começaram com programação especial para marcar o Dia do Nutricionista, celebrado na próxima segunda-feira (31), repleta de ações educativas. No HMJ, a grade acontecerá até esta sexta (28); já no HMG, a programação segue de 31 de agosto a 4 de setembro. A ideia é conscientizar os colaboradores sobre a importância da diminuição do desperdício de alimentos. Os colaboradores poderão participar de oficinas de reaproveitamento de alimentos e de uma campanha para estimular os funcionários a não desperdiçarem comida nas refeições, doarem livros e alimentos não perecíveis.  Pensando no tema, que tal fazer um docinho de casca de banana?

Você vai precisar de:

1 dúzia de cascas de banana maduras lavadas e cortadas

1/2 xícara (chá) de água

2 xícaras (chá) de açúcar mascavo

2 colheres (sopa) de farinha de trigo

4 cravos-da-índia

1 colher (sopa) de margarina

Modo de preparo:

Ponha em uma panela as cascas de banana e adicione 1/2 xícara (chá) de água. Cozinhe até as cascas ficarem macias. Retire do fogo e reserve separadamente as cascas e a água. Transfira as cascas para o liquidificador e bata até virar uma pasta. Se necessário adicione um pouco da água reservada. Retire do liquidificador e passe por uma peneira grossa. Acrescente o açúcar, a farinha, os cravos e leve ao fogo baixo sem parar de mexer até a massa se soltar do fundo da panela. Retire do fogo e acrescente a margarina. Mexa e deixe esfriar. Enrole os docinhos e passe-os em açúcar cristal.

"Usar a criatividade é fundamental para não desperdiçar alimentos. Muitos ingredientes que as pessoas acham que não servem e jogam direto no lixo podem ser usados em deliciosas receitas", alerta Sandra Vianna, nutricionista do Hospital Memorial Jaboatão.

Desperdício

Um estudo realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) mostra que o brasileiro joga fora mais do que aquilo que come. Em hortaliças, por exemplo, o total anual de desperdício é de 37 quilos por habitante. O Brasil está entre os dez países que mais desperdiçam comida no mundo. Estudos mostram que cerca de 4 milhões de toneladas de folhas e talos aproveitáveis na alimentação são jogados fora todos os anos.