Não sabe o que comer na hora do lanche no trabalho? Confira algumas dicas

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 25/08/2015 às 9:00
lancheira-235 FOTO:

Imagem de frutas (Foto: Photl.com) É possível montar uma lancheira cheia de opções que, além de saudáveis, são práticas e deliciosas! Frutas e oleaginosas são as mais recomendadas (Foto: Photl.com)

Quem tem uma rotina agitada por causa do trabalho sabe como é difícil arranjar um tempinho durante o dia para se dedicar aos lanches entre uma refeição e outra. Essa pausa rápida geralmente leva a gente a consumir produtos que não fazem bem à nossa saúde. Mas é possível, sim, montar uma lancheira cheia de opções que, além de saudáveis, são práticas e deliciosas.

O Casa Saudável conversou com a nutricionista Ana Paula Raimundo, da Apetit Serviços de Alimentação, e traz algumas dicas para quem quer mudar os hábitos na hora de interromper a produtividade para fazer um lanchinho.

Segundo a nutricionista, antes de tudo, é necessário entender que o nosso organismo precisa se alimentar a cada três horas. O motivo? “Enviamos sempre uma mensagem para o cérebro de que ele precisa trabalhar e, dessa maneira, estamos queimando calorias e nos mantendo saudáveis. Ficar muito tempo sem comer causa a falta de glicose no sangue, além de não enviarmos a mensagem para o cérebro de que estamos ativos. Dessa forma, ele começa a entrar em repouso, e a queima calórica é menor. Por isso, se alimentar de três em três horas é o correto para manter a taxa de glicose adequada e o metabolismo ativo”, ressalta.

A pergunta que mais atormenta aqueles que desejam ter uma rotina mais equilibrada na hora dos lanches é a mesma: o que comer a cada três horas? A nutricionista explica que o ideal é consumir alimentos que despertem o metabolismo. “Temos que associar as duas tarefas: despertar o metabolismo e enviar a mensagem ao cérebro. Ou seja, consumir um alimento de alto valor benéfico e que consiga saciar a fome até a próxima grande refeição”, diz Ana Paula.

Confira algumas opções:

- Barras de cereais (o ideal é que ela seja feita sempre com cereais, mel e frutas secas)

- Frutas secas (damasco, frutas cristalizadas, ameixas)

- Frutas: maçã, melão, abacaxi, melancia

- Iogurte (zero gordura e sem açúcar)

- Gelatinas

- Sucos da fruta

- Vitaminas

Já que devemos fazer dois lanches entre as três principais refeições, o recomendado é aliar as opções durante a semana. Misturar as oleaginosas na parte da manhã com um iogurte natural pela tarde é uma opção. “Temos apenas que tomar cuidado na hora das escolhas: quanto mais natural, melhor. Sempre que puder optar, prefira um suco natural, um chá verde, tome bastante água, prefira as frutas e vitaminas. Além de ser uma refeição rápida, é algo bom para o seu cérebro”, finaliza a nutricionista.