Apenas 1,7% dos hospitais de Pernambuco tem selo de qualidade

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 25/08/2015 às 15:43
hospital_Esperança FOTO:

Entre os hospitais com acreditação em Pernambuco, está o Esperança Recife, na Ilha do Leite, área central da cidade (Foto: Edmar Melo/JC Imagem) Entre os hospitais com acreditação em Pernambuco, está o Esperança Recife, na Ilha do Leite, área central da cidade (Foto: Edmar Melo/JC Imagem)

Bastante difundida em outros países, a acreditação de organizações de saúde ainda é pouco comum em hospitais brasileiros. De acordo com dados da Organização Nacional de Acreditação (ONA), maior certificadora de qualidade em saúde do País, somente 1,4% dos hospitais do Nordeste possui acreditação. O levantamento ainda mostra que, dos 233 hospitais em Pernambuco, apenas quatro (1,71%) são acreditados. A média nacional é de 3,7%.

O resultado inclui instituições públicas e privadas em todos os Estados. “O percentual brasileiro já é muito baixo, mas a divisão regional é ainda mais grave. Ela deixa evidentes as desigualdades regionais na área de saúde”, explica a diretora de certificação da ONA, Andréa Righi. Na comparação entre regiões, o percentual do Nordeste só é maior do que o da região Norte, com 1,3%.

No dia 4 de setembro, Andréa fala sobre a acreditação em serviços de saúde durante o 4º Workshop para Profissionais do Setor de Saúde, organizado pelo Sindicato dos Hospitais de Pernambuco (Sindhospe). O evento acontece durante a HospitalMed, maior feira do setor de saúde do Nordeste que acontece de 2 a 4 de setembro no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, Grande Recife.

A acreditação é um sistema de avaliação e certificação de qualidade a partir de padrões predefinidos. Para o levantamento, foi utilizado o banco de dados da ONA, que reúne as instituições de saúde que atendem a todos os critérios da metodologia nacional, validada pela International Society for Quality in HealthCare (ISQua).