Momento de carinho, a troca de fralda é valiosa para fortalecer vínculos com o bebê

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 24/08/2015 às 18:39
fraldas FOTO:

BabyBaby-Publipost

A troca da fralda deve ser vista como um momento de contato e carinho (Foto: Igo Bione) João Antonio adora quando invento de cantarolar na hora da troca da fralda e de ganhar uma massagem no trocador depois do banho que faz parte do ritual do sono (Foto: Igo Bione)

Nós, mamães, trocamos tantas fraldas do bebê ao longo do dia que esse ato corre o risco de virar puramente mecânico, o que faz com que a gente deixe de perceber como o esquema da troca de fralda pode favorecer a criação de vínculos com o bebê.

Quando nasceu João Antonio, que hoje está com 1 ano e 3 meses, eu não me sentia muito segura de colocá-lo no trocador. E por isso, a troca de fraldas era bem lentinha. Enquanto eu me enrolava até encontrar um jeitinho que o não deixasse agitado ou nervoso, percebi que a tática de conversar com meu filho, olhar sempre no olho dele e fazer carinhos nos pés ajudaram a criar um vínculo forte entre nós dois.

Leia também: 

>> Xô, assaduras! Confira dicas valiosas para trocar corretamente a fralda do bebê

>> Kit de higiene: Confira os itens que não podem faltar na hora da troca de fralda

>> Especialista dá dicas para aliviar ansiedade e medo em relação a cuidados com o bebê

Até hoje, o meu marido acha que passo minutos sem fim durante a troca da fralda e que esse momento poderia ser mais rápido. Mas percebi que, ao me delongar nessa tarefa deliciosa, vem um clima agradável que faz João Antonio relaxar (sim, eu também alivio as tensões). Dessa maneira, percebi que o trocador, que me deixava insegura logo quando ele nasceu, transformou-se num local de interação prazerosa. E assim foi se fortalecendo a nossa relação, muito especial e única.

Sobre o assunto, conversei com a psicóloga e psicanalista Maria do Carmo Camarotti, coordenadora-geral do centro de formação e acompanhamento Ciclos da Vida. Os depoimentos dela são valiosos: "É importante que a mãe e o pai transformem os momentos rotineiros em situações lúdicas que ajudam a interagir com o bebê", diz Maria do Carmo.

Ela também orienta que os pais sempre avisem aos filhos o que será realizado. "Quando comunicamos aos bebês que eles terão a fralda trocada, por exemplo, o trocador não será uma surpresa com o passar do tempo. Com isso, ele não se irritar porque não vai passar por uma imprevisibilidade", explica a psicóloga e psicanalista.

Para a especialista, é importante também que os pais preparem bem o cantinho da troca de fraldas. "Vale a pena colocar um paninho sobre o trocador e não despir o bebê de qualquer jeito. Os pais devem conversar, comunicar que vai tirar a fralda, falar sobre as partes do corpo, dizer que o pé está cheiroso e que vai passar uma pomadinha no bumbum", diz Maria do Carmo.

João Antonio, por exemplo, adora quando invento de cantarolar na hora da troca da fralda e de ganhar uma massagem no trocador depois do banho que faz parte do ritual do sono. Ah, hoje, como ele está maiorzinho, fiz da cama auxiliar que fica no quarto dele o cantinho da troca de fraldas. Deixei lá o kit higiene e tudo bem forradinho. Por mais grandinho que ele esteja, nunca o deixo sozinho no trocador, pois a trela está mais intensa do que nunca.

Por falar em grandinho, eu já começo a pensar em como será a fase do desfralde, que deve começar daqui a uns meses. Depois, compartilho aqui a minha experiência dessa próxima fase.