Dia do Psicólogo terá programação especial na Faculdade Esuda

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 24/08/2015 às 17:00
psicologia-235 FOTO:

Imagem ilustrativa de rascunho sobre psicologia (Foto: Photl.com) Serão realizadas rodas de conversa sobre a profissão do psicólogo, oficina de Ludoterapia e debate sobre o filme “Festa no Céu” (Foto: Photl.com)

Um especialista a serviço do bem-estar. Seu objetivo? Promover a saúde e a qualidade de vida do paciente. Nesta quinta-feira (27) é celebrado o Dia do Psicólogo, profissional que atende a demandas variadas nos mais diferentes contextos. "O psicólogo é um profissional que, acima de tudo, trabalha com as diversas formas de desenvolvimento e expressão da subjetividade humana, devendo intervir no bem-estar (psíquico) do indivíduo integrado em uma sociedade", explica a psicóloga Rosane Nascimento e Silva, da CPPL (Clínica, Ensino e Consultoria em Gestão).

Para marcar a data, a Faculdade Esuda realizará um programação especial na quinta-feira. Durante todo o dia serão realizadas várias rodas de conversa e debates. Também acontecerá uma oficina de Ludoterapia, com a psicóloga Edna Souza. Já à tarde, das 14h às 18h, será debatido o filme “Festa no Céu” de Pedro Figueiredo.

As rodas de conversa acontecerão das 8hàs 12h e das 19h às 21h30. Entre os temas abordados estão as polêmicas da redução de danos, a maioridade penal, debatendo as lacunas existentes entre o direito e a psicologia e as questões psicológicas e culturais a cerca da morte. Os interessados podem se inscrever pelo site da ESUDA (https://www.esuda.com.br/). Mais informações através do telefone (81) 3412.4267.

"Em uma época em que as formas de organização e convívio em sociedade exigem bastante do ser humano, os questionamentos, estereótipos, exigências sociais, globalização e expressões midiáticas têm gerado bastante angústia e sofrimento, levando o indivíduo a, com frequência, questionar sua própria existência, seja pessoal ou profissionalmente", ressalta Rosane sobre a importância do papel do profissional de psicologia, cuja graduação tem a duração de cinco anos.

Para algumas áreas de atuação, existe ainda a necessidade de cursos de especialização e pós-graduação, ou mesmo o início de um processo psicoterapêutico e/ou supervisão clínica – no caso da área clínica. Em relação à atuação no mercado de trabalho, o profissional em psicologia pode estar presente em setores mais tradicionais – psicologia clínica, escolar e organizacional –, na área do trabalho (empresas, fábricas e área de gestão) ou mesmo em setores mais recentes. “Alguns com menos de dez anos de mercado, como esportes, saúde pública, jurídica e home care”, enumera a especialista.