Prefeitura do Recife oferta serviços de saúde a detentos do Presídio Frei Damião de Bozzano

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 21/08/2015 às 15:45
presídio FOTO:

Detentos do Complexo Prisional do Curado participam de atividades de saúde (Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem) Detentos do Complexo Prisional do Curado participam de atividades de saúde (Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem)

De terça (25) até a quinta-feira (27), a Secretaria de Saúde do Recife promove a 1ª Jornada de Ações de Saúde do Homem do Complexo Prisional do Curado, no Presídio Frei Damião de Bozzano, no bairro do Sancho, Zona Oeste da cidade. Os detentos receberão serviços de saúde durante os três dias. A ação faz parte da 2ª Semana de Saúde do Homem do Recife, que vai de segunda (24) até a sexta-feira (28).

O objetivo das visitas aos detentos é realizar diversas atividades de saúde voltadas para os homens. Entre os serviços ofertados no presídio, estão ações educativas sobre tuberculose e hanseníase, vacinação, avaliação e encaminhamentos de pessoas com deficiência, rodas de conversas, orientações de saúde bucal, palestras sobre hipertensão, diabetes, dengue, filariose e leptospirose. Ainda haverá atividades com a temática voltada para as doenças sexualmente transmissíveis, palestras sobre direitos sexuais e reprodutivos, além de uma roda de conversa para discutir a saúde da população LGBT. Serão oferecidos também testes rápidos de HIV e sífilis.

O coordenador da Política Municipal de Saúde do Homem, Helton Bruno, destaca que o Recife vem desenvolvendo ações de atenção básica em saúde nas unidades prisionais. “As ações contribuem de forma efetiva para a melhoria da assistência à população carcerária, com foco na assistência e o cuidado, de forma humanizada do atendimento, o que contribui para a redução e controle dos agravos”, diz o coordenador.