Esclerose múltipla será retratada por Alexandre Nero em nova novela da Globo

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 19/08/2015 às 6:04
alexandrenero-destaque FOTO:

No papel de Romero Rômulo, Alexandre Nero recebe o diagnóstico de esclerose múltipla (Foto: Instagram) No papel de Romero Rômulo, Alexandre Nero recebe o diagnóstico de esclerose múltipla (Foto: Instagram @alexandrenero)

Doença autoimune que acomete principalmente mulheres jovens de 20 a 40 anos em fase reprodutiva da vida, a esclerose múltipla será retratada na próxima novela global das 21h, A regra do jogo. O personagem do ator protagonista Alexandre Nero será diagnosticado com a doença, que afeta 2,5 milhões de pessoas em todo o mundo.

Os sintomas mais frequentes da esclerose múltipla são perda visual, fadiga, formigamento, perda de força, falta de equilíbrio, espasmos musculares, dores crônicas, depressão, incontinência urinária e problemas sexuais. No papel de Romero Rômulo, o protagonista da trama recebe o diagnóstico da doença após uma série de indícios durante uma relação sexual.

Leia também:

>> Até 90% dos pacientes com esclerose múltipla apresentam alguma disfunção sexual

>> Esclerose múltipla não é demência

>> Esclerose múltipla: Claudia Rodrigues conversa com o Casa Saudável

A esclerose múltipla é responsável, entre outros fatores, pela redução do volume do cérebro, também conhecida como atrofia cerebral (perda de volume cerebral). Essa condição pode estar associada à perda de funções físicas (como o andar) e cognitivas (de memória), bem como predizer a progressão da incapacidade de um paciente ao longo do tempo. Em pessoas saudáveis, a atrofia cerebral ocorre conforme o envelhecimento. Entre os pacientes com esclerose múltipla, essa redução acontece de três a cinco vezes mais rápida.

No Brasil, mais de 30 mil pessoas têm a doença, segundo o Ministério da Saúde. Esse total equivale a 18 casos por 100 mil habitantes.

A esclerose múltipla é uma doença neurológica, crônica e autoimune, em que as células de defesa do organismo atacam o próprio sistema nervoso central, provocando lesões cerebrais e na medula espinhal. O diagnóstico é clínico e deve ser complementado por ressonância magnética. A causa da doença ainda é desconhecida, mas já se sabe que há um componente hereditário.

Saiba mais sobre esclerose múltipla: esclerosemultipla.novartis.com.br.