É saudável manter a barriga sarada na gestação? Especialistas tiram a dúvida

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 19/08/2015 às 10:41
gabriela-destaque FOTO:

Nutricionista Gabriela Zugliani, grávida de oito meses, chama atenção por exibir barriga trincada (Foto: Reprodução Instragram) Nutricionista Gabriela Zugliani, grávida de oito meses, chama atenção por exibir barriga trincada (Foto: Reprodução Instagram)

Um debate tem esquentado as redes sociais depois que a nutricionista Gabriela Zugliani, grávida de oito meses, começou a postar fotos em que mostra a barriga trincada. A questão é: “É saudável manter um abdome cheio de gominhos na gestação?”.

Leia também: 

>> No oitavo mês de gravidez, nutricionista carioca impressiona com barriga sarada

>> Confira 10 detalhes preciosos que você precisa saber antes de o bebê nascer

Polêmicas à parte, especialistas sabem que a mulher pode manter o exercício físico que já estava habituada a praticar antes de engravidar, desde que tenha o aval do obstetra. “Cada caso é único. O exercício bem controlado, realizado por uma gestante já bem condicionada e saudável, geralmente não oferece riscos nem à mulher e nem ao bebê. Em alguns casos, precisamos ficar atentos apenas ao peso que ela carrega durante a atividade”, explica o obstetra Eugenio Pita, especialista em medicina fetal.

Mas e a barriga trincada? Como pode? A personal trainer Joana Barros, que está com 33 semanas de gestação, à espera de Valentina, dá uma justificativa. “Há casos de mulheres que já tinham o abdome bem definido antes de engravidar e, ao descobrirem que esperam um bebê, continuam a praticar atividade física, o que é normal. A barriga, nessas situações, permanece trincada com o avançar da gestação porque são mulheres que não aumentaram o percentual de gordura corporal. Dessa maneira, o tônus muscular do abdome tende a permanecer definido mesmo com a barriga crescendo”, frisa Joana, que optou pelo pilates na gravidez, mesmo sendo adepta da musculação há anos (saiba aqui por quê).

Ela acrescenta que, na maioria dos casos, não recomenda na gestação alguns tipos de exercícios, como os agachamentos completos, que podem prejudicar as articulações e ainda favorecer contrações da região abdominal e pélvica. “Isso pode aumentar os riscos de aborto”, avisa Joana.

A obstetra Simone Carvalho, do Hospital Esperança Recife, ressalta que a nutricionista Gabriela Zugliani já possuía um estilo de vida que incluía exercícios físicos. O abdome não foi definido durante a gestação. "Também vale salientar que grávidas sedentárias ou que possuem uma rotina menos intensa de exercícios não toleram as mesmas cargas e atividades do que aquelas gestantes que estão habituadas a isso antes da gestação. Elas não terão fôlego suficiente para a demanda. Além disso, vai chegar um momento que o volume abdominal vai crescer, e a gestante não vai mais conseguir fazer abdominais", diz Simone. A médica salienta que a frequência, a intensidade e a duração dos exercícios físicos na gravidez varia de acordo com cada caso.

Vale informar sobre os vários benefícios da atividade física na gravidez. Entre eles, o controle do peso, a redução da dor lombar e do risco de desenvolvimento da hipertensão e da diabetes gestacional. “O fundamental é que a prática seja acompanhada por um profissional de educação física, que deve estar sempre em sintonia com o obstetra”, acrescenta a personal trainer. Durante as consultas do pré-natal e a realização do ultrassom, o médico pode avaliar a saúde da gestante e do bebê e, no caso de qualquer contratempo, pode indicar (ou não) a suspensão do exercício físico.