Oftalmopediatra indica o modelo ideal de óculos para as crianças

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 15/08/2015 às 18:00
oculos-crianca-235 FOTO:

Imagem de criança (Foto: Divulgação) Algumas informações fazem a diferença na hora de escolher os óculos perfeitos para a criança, alerta especialista (Foto: Divulgação)

Para muitos pais, a necessidade dos filhos precisarem usar óculos em uma fase muito nova vira uma questão muito maior para eles do que para os próprios pequenos diagnosticados com algum distúrbio na visão. Por isso, algumas informações fazem a diferença na hora de escolher os óculos perfeitos para a criança.

LEIA TAMBÉM:

» Coçar os olhos pode favorecer astigmatismo, principalmente em crianças

» Lentes de contato: aprenda a cuidar delas para preservar a saúde ocular

Segundo a oftalmopediatra Simone Travassos, do Hospital de Olhos de Pernambuco (Hope), uma das questões que deve ser levada em conta é a armação de óculos específica para crianças. O acessório deve ter o tamanho apropriado para o rosto do pequeno. "Além disso, o material deve ser leve e resistente e as melhores opções são as de acetato ou silicone, mais seguras", ressalta a especialista. Outro quesito importante é o apoio nasal do óculos. "Eles devem ficar bem ajustados ao nariz (os melhores são os que possuem a ponte anatômica), permitindo que os olhos fiquem no centro da lente; nem acima, nem abaixo. Pais de crianças com base do nariz mais plana devem estar atentos a estes detalhes", explica.

Por fim, mas não menos importante: as lentes. Elas nunca devem ser feitas de cristal, por causa da fragilidade desse material. As de resina ou policarbonato são consideradas mais seguras pelos especialistas. Com o uso frequente de computadores, o uso de lentes antirreflexo também é uma boa opção, pois oferecem maior conforto.