Instituto Butantan aumentará capacidade de produção de soros

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 15/08/2015 às 9:00
butantan-235 FOTO:

Imagem de artrópode sendo estudado por pesquisadores do Butantan (Foto: Instituto Butantan) Instituto Butantan concluiu reforma e ampliação de sua fábrica de soros para o tratamento de picadas de animais peçonhentos (Foto: Instituto Butantan)

Da Agência Fapesp de Notícias

O Instituto Butantan concluiu a reforma e ampliação de sua fábrica de soros para o tratamento de picadas de animais peçonhentos, como serpentes, aranhas e escorpiões, além de raiva, botulismo, difteria e tétano, em humanos. O objetivo da obra foi atender a uma solicitação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que os fabricantes de soro no Brasil modernizassem as instalações de suas fábricas, a fim de atender os novos padrões de produção de medicamentos no Brasil, sem os quais não será mais possível a produção e a venda dos produtos para o Ministério da Saúde.

LEIA TAMBÉM:

» Dengue: Butantan está no final da fase 2 de teste da vacina contra a doença

"Como tínhamos que fazer alterações nos fluxos de produção e nos equipamentos da fábrica para atendermos à solicitação da Anvisa, aproveitamos e melhoramos os processos de fabricação dos nossos soros – que serão mais automatizados – e aumentamos nossa capacidade produtiva”, disse Jorge Kalil, diretor do Instituto Butantan, durante a apresentação das novas instalações da fábrica à imprensa.

A instituição produz atualmente 400 mil ampolas por ano de 13 diferentes tipos de soro. Com a reforma e ampliação, a capacidade de produção da nova fábrica poderá aumentar em até 75%, chegando a 700 mil ampolas por ano." Se antes fornecíamos a metade do soro necessário no Brasil, com a nova fábrica poderemos atender quase que totalmente a demanda pelo produto no país [de 800 mil ampolas por ano], se houver a necessidade,”, afirmou Kalil. “Isso permitirá que outras fábricas de soros no país se modernizem e que venhamos a atender outros países”, avaliou.

Confira a matéria complete no site da Agência Fapesp de Notícias.