Tire suas dúvidas sobre a prática de exercícios físicos durante a gravidez

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 14/08/2015 às 10:59
gestante_destaque FOTO:

A prática de pilates tem ajudado Joana a manter a saúde em harmonia na gestação (Foto: Andrea Palmeira/Divulgação) A prática de pilates tem ajudado Joana a manter a saúde em harmonia na gestação (Foto: Andrea Palmeira/Divulgação)

Engana-se quem pensa que gestantes são proibidas de praticar atividade física. Na maioria dos casos, sair da inércia faz bem nessa fase da vida da mulher. “Exercícios físicos oferecem riscos mínimos durante a gestação e proporcionam benefícios para quem espera um bebê, como o controle do peso, a redução da dor lombar e do risco de desenvolvimento da diabetes gestacional”, diz a coordenadora de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Esperança Recife, Simone Carvalho.  

Antes de participar de um programa de atividade física, a gestante deve consultar o obstetra para saber se possui contraindicações. Além disso, a supervisão de um profissional capacitado em educação física também é importante.

A personal trainer Joana Barros, 30 anos, sabe bem disso. À espera de Valentina, ela está na 33ª semana de gestação e tem usado toda a experiência profissional para melhorar a qualidade de vida na gravidez através do pilates. "Sempre fiz musculação, mas percebi que, por praticar a atividade na academia onde trabalho, acabava não relaxando. E na gestação, o que a gente mais quer é ficar longe do estresse", conta Joana, que diminui a tensão e melhora a saúde física durante o pilates, praticado fora do ambiente do trabalho.

Focado em força, desenvolvimento e coordenação do corpo, o pilates ajuda a controlar os desequilíbrios da coluna cervical. "É uma atividade que ajuda na prevenção de dores na coluna, comuns na gestação. Além disso, como outras atividades, evita que nossos pés fiquem inchados por causa da retenção de líquido que tende a aparecer na gravidez", explica Joana, que se inspira na vivência que teve com uma aluna grávida. "A gestação dela foi muito tranquila. Com certeza, o exercício contribuiu, acrescenta Joana. Ela pretende praticar pilates até os últimos dias antes do parto.

Atividade especial

A Hi Academia, no Recife, oferece um programa para grupos especiais, o que inclui as grávidas. É o Hi Gold, que conta com uma profissional especializada em reabilitação cardíaca. “Em geral, não há um tipo de atividade restrita para a gestante. Recomenda-se que os exercícios sejam de intensidade leve à moderada e que haja um controle da frequência cardíaca. Na Hi, há ainda uma profissional que elabora grade de exercícios indicada para cada aluna”, explica Enoque Tavares, gerente da academia.

A intensidade, frequência e duração dos exercícios dependem de fatores específicos de cada grávida. Para a maioria delas e que se encontram em condições saudáveis, recomenda-se exercício moderado, que inclui exercícios aeróbicos e de alongamento, realizados por 30 minutos, de cinco a sete vezes por semana. Para aquelas que eram sedentárias antes da gestação, recomenda-se iniciar três vezes por semana, por 15 minutos. Além dessas recomendações, manter boa hidratação e exercitar-se em um ambiente arejado é fundamental. E o mais valioso: qualquer atividade física, por mais leve que seja para a gestante, só deve ser realizado com o aval do médico que a acompanha.

A obstetra Simone Carvalho orienta que esportes de impacto devem ser evitados pelo risco de trauma abdominal e fetal, assim como a prática de mergulho. “As demais atividades, como pilates, musculação, hidroginástica e caminhada, podem ser praticadas com supervisão”, diz a médica. A atividade física pode ser feita durante toda gestação, exceto nos casos de contraindicações, como risco de abortamento.