Neste sábado, Dia D contra Poliomielite, Recife terá 386 postos de vacinação

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 13/08/2015 às 13:15
vacina poliomielite_destaque FOTO:

Objetivo da campanha é vacinar, até 31 de agosto, pelo menos 95% das 93.370 crianças de 6 meses a menores de 5 anos (Foto: Inaldo Menezes/PCR/Divulgação) Objetivo da campanha é vacinar, até 31 de agosto, pelo menos 95% das 93.370 crianças de 6 meses a menores de 5 anos (Foto: Inaldo Menezes/PCR/Divulgação)

O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite será realizado neste sábado (15). No Recife, haverá 386 postos de vacinação (174 postos fixos e 212 postos volantes) espalhados nos oito distritos sanitários da cidade, em locais de grande circulação, como supermercados, praças e estações do metrô. O objetivo da campanha é vacinar, até 31 de agosto, pelo menos 95% das 93.370 crianças de 6 meses a menores de 5 anos. Durante esse período, a Secretaria de Saúde do Recife também pretende atualizar o cartão de vacina das crianças.

“No Dia D, nos postos volantes, só vai haver as gotinhas contra pólio. Mas, nos postos fixos, as crianças poderão receber as vacinas que estiverem desatualizadas, como a pentavalente, que protege contra tétano, difteria, coqueluche, pneumonia e hepatite B”, explica a coordenadora do Programa Nacional de Imunização do Recife, Elizabeth Azoubel.

A partir de segunda-feira (17), a vacinação estará disponível em todas as unidades de saúde da família (incluindo Upinhas), unidades básicas tradicionais e policlínicas da rede municipal, das 8h às 17h. Desde a última segunda-feira (10), estudantes de 75 creches da Prefeitura do Recife começaram a receber a vacina.

Saiba mais

Poliomielite é uma doença viral que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. A poliomielite foi praticamente erradicada em países industrializados com a vacinação de crianças, inclusive no Brasil, onde não ocorre casos da doença há 26 anos. Todas as ações de controle da pólio, inclusive campanhas, devem ser mantidas até que aconteça certificação mundial da erradicação do poliovírus.